Música embala aula inaugural da Fonoaudiologia

Apresentações musicais mostraram a integração entre professores e estudantes do curso de Fonoaudiologia na manhã desta segunda-feira, 20, durante aula inaugural realizada no auditório da Área 2 (Praça Universitária). Sob gestão de nova coordenadora, a profa. Maria Carolina Cabral Lacerda, o curso inicia o semestre com a meta de fortalecer sempre mais e formar profissionais que respondam as demandas do mundo do trabalho. “Será um ano desafiador, mas de união. Quanto mais próxima a relação entre aluno e professor, mais isso fortalece o processo de ensino-aprendizagem”, observou.

Durante a aula, a coordenação fez uma apresentação geral do curso que possui 30 anos de história na universidade e, atualmente, está vinculado à Escola de Ciências Sociais e da Saúde, com um colegiado de 40 professores. Dentre as diversas áreas de atuação que o profissional pode trabalhar, o tema escolhido para o evento foi A fonoaudiologia no ambiente hospitalar, explanado pela fonoaudióloga do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), Renata Alves, também egressa da casa.

“Nos hospitais existe uma demanda muito reprimida em função do grande número de sequelas neurológicas que encontramos, além de ser um assunto que chama muito a atenção dos nossos alunos”, afirmou a coordenadora, ao apresentar o assunto abordado pela palestrante.

Diversos egressos do curso fazem residência em diversas instituições de renome, como a USP, em São Paulo, Hospital das Clínicas, Hospital Geral de Goiânia (HGG), entre outras. O contato com ex-estudantes e as apresentações culturais chamaram a atenção da acadêmica Marianna Passos, do 3º período do curso. “É importante, porque vemos o quanto a Fonoaudiologia é essencial para a vida e tudo envolve a música. Isso agrega na nossa vida acadêmica, porque as pessoas que vêm contam suas histórias e aprendemos muito com isso”, declarou.

Fotos:Weslley Cruz