Mostra Goiás reúne jornalistas e estudantes no Teatro PUC

Dando continuidade à programação do projeto Vivência de Palco 2019/1, a Coordenação de Arte e Cultura (CAC) em parceria com a Escola de Comunicação (ECom) da PUC Goiás realizaram na noite desta quarta-feira, 29, mais uma edição da Mostra Goiás, com documentários de acadêmicos e egressos do curso de Jornalismo. Executada semestralmente, a mostra apresenta à comunidade acadêmica o melhor da produção audiovisual dentro da escola, mas não só: os trabalhos selecionados compõem a grade de programação da PUC TV Goiás durante as férias escolares, no programa PUC Acontece, dando visibilidade aos filmes.

“A mostra acabou propiciando esse desenvolvimento de uma linguagem por parte dos alunos, de como eles querem falar com a sociedade goiana”, frisa o professor dr. César Viana, que assina a curadoria e a organização. “É um trabalho muito bonito, sobretudo porque é de muita responsabilidade, muito cuidado, muito carinho, muita pesquisa, em um ritmo e uma linguagem que conversam muito de jovem para jovem”, conclui. “Vemos uma evolução muito considerável da primeira edição até esta. Acho que podemos pensar, com segurança, em levar esses alunos e seus trabalhos para mostras e festivais fora dos nossos muros, com sucesso”, completa a coordenadora e Arte e Cultura Beth Barros.

Entre as produções audiovisuais, que foram planejados como trabalhos de conclusão do curso de Jornalismo, temas como a emigração como refúgio, a infância, a saúde e a cidade. Em cada filme, o cuidado de contar histórias aliando sensibilidade e rigor científico. Ao falar de Alzheimer, um dos grupos de estudantes alertou para a pressão sofrida pelos cuidados, também. “Existem muitos tabus sobre a doença. Quisemos mostrar como é recorrente o preconceito dentro das próprias famílias”, explica uma das jornalistas idealizadoras, Kálita Bessa, que cita as desavenças entre familiares visitantes e familiares cuidadores como exemplo. Professores e profissionais da área de saúde acompanharam o processo de composição do filme e participaram das entrevistas. “O cuidador também sofre muito junto com o paciente, quando o cobram pela piora, entre outras coisas. Recaem sobre ele uma série de culpas levantadas por quem está de fora do processo”, lembra.

Nesta quinta-feira, 30, a programação do Vivência de Palco 2019/1 continua no Teatro PUC, às 20 horas, com apresentações de dança e teatro. São aceitas doações de materiais de limpeza como álcool 70%, sabão em pó e água sanitária, que serão revertidos para a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia.

Fotos: Ana Paula Abrão