Missa marca aniversário de 81 anos da Santa Casa
A Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, hospital-ensino da PUC Goiás, comemorou nesta sexta-feira, 10, seu 81º aniversário com missa celebrada pelo bispo-auxiliar da Arquidiocese de Goiânia dom Levi Bonatto.
Momento de renovação da fé, a missa reuniu a diretoria do hospital, gestores da PUC Goiás, autoridades, colaboradores, professores e acadêmicos que atuam no hospital, além dos enfermos e seus acompanhantes.
“Ainda há muito o que comemorar. Muitos sonhos, realizações e muitas vidas que temos que salvar”, enfatizou a superintendente-geral do hospital e pró-reitora de Saúde da universidade, Irani Ribeiro. “Estamos passando por um momento muito difícil, que não temos condições para que essa casa funcione da maneira que nós sonhamos e queremos, mas há muita esperança”, frisou.
Durante a homilia, dom Levi lembrou os fiéis sobre a importância de ver cada enfermo como o próprio Cristo. “Isso muda nossa visão”, alertou. O bispo também lembrou a importância de missas em ambientes hospitalares, levando palavras de fé e conforto aos internos. “É uma tradição da Igreja fazer missas em hospitais, justamente para trazer esse momento de clamor e esperança”.
Para comemorar
Desde o início da nova gestão, no dia 2 de outubro, a Santa Casa já realizou mais de 60 mil atendimentos e faz, atualmente, 25 cirurgias por dia. Antes, os atendimentos estavam praticamente parados. O hospital também tem conseguido estabelecer parcerias e fortalecer diálogos com o poder público para atingir sua sustentabilidade financeira novamente.
Na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, atualmente, mais de 90% dos atendimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Fotos: Wagmar Alves