Missa encerra centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima
A comunidade católica de Goiânia se reuniu na noite desta terça-feira, 31, em comunhão para a celebração de missa em ação de graças pelo encerramento do Ano Mariano e centenário das aparições de Fátima, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Setor Aeroporto. A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Washington Cruz.
“Foi um ano de Graça do Senhor”, comentou o arcebispo. “A participação dos fieis no mundo e, também aqui no Brasil, ganhou muito em qualidade”, completou, falando de “tempo novo”.
Devota de Nossa Senhora de Fátima, a professora Cida Ribeiro fez questão de acompanhar a celebração. “É um momento único. Seguramos nas mãos de Nossa Senhora pedindo a melhora do mundo. Volto para casa com a fé muito renovada”.
O reitor da universidade, professor Wolmir Amado, o pró-reitor de Comunicação, professor Eduardo Rodrigues e outras autoridades acompanharam o momento de fé.
Revista comemorativa
Ao final da celebração, foi lançada a Revista do Centenário das Aparições de Fátima, criada para ser mais uma fonte histórica aos fieis. “Sua aparição ocorreu no contexto das guerras, para trazer a necessária e permanente mensagem de paz”, destacou o padre José Florêncio.
Centenário
As aparições de Nossa Senhora em Fátima começaram em 13 de maio 1917, e tiveram como protagonistas três crianças que pastoreavam um pequeno rebanho, na Cova da Iria, freguesia de Fátima, em Portugal. Após cinco aparições, sempre no dia 13 de cada mês, o povoado no centro do país se tornou referência de fé e peregrinação em louvor. Na última aparição, em 13 de outubro, cerca de 50 mil pessoas assistiram ao fenômeno descrito como o milagre do sol.
Desde então, o número de peregrinos aumentou, chegando atualmente à casa dos milhões a cada ano.
Fotos: Wagmar Alves