Missa em Trindade encerra 11º Muticom

Durante a última semana o Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF) recebeu o nome de Cidade da Comunhão devido à 11ª edição do Mutirão de Comunicação (Muticom), promovido pela CNBB e realizado pela Arquidiocese de Goiânia. O evento foi encerrado no último domingo, 21, com missa presidida pelo arcebispo de Goiânia, dom Washington Cruz, no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade. Durante quatro dias, o evento recebeu 600 participantes, oriundos de 22 estados brasileiros, entre bispos, padres, religiosos e religiosas, profissionais de Comunicação e leigos em geral para discutir o tema Comunicação, democracia e responsabilidade social.

Em sua homilia, o arcebispo metropolitano refletiu sobre as leituras dominicais citando os pontos principais da primeira e segunda leituras- Abraão a caminho da Terra Prometida (Gn 18,1-10ª), e Paulo Apóstolo que, com muita alegria, anunciou o ministério da palavra de Deus (Cl 1,24-28). Em seguida, fez uma alusão ao Evangelho de Lucas (Lc 10,38-42), na passagem que conta a acolhida de duas mulheres, denominadas Marta e Maria, a Jesus Cristo. Na narrativa bíblica do Novo Testamento, enquanto a irmã se mostrava ocupada com diversos afazeres, Maria parou o que estava fazendo e, numa postura humilde, se colocou à escuta de Jesus, “escolhendo a melhor parte”, como disse o mestre durante esse encontro.

Por último, o religioso fez referência ao encerramento do 11º Muticom, citando o esforço dos participantes que vieram de outros estados brasileiros, que percorreram horas, de ônibus e avião, para chegar à Cidade da Comunhão, em Goiânia. “Graças a toda essa gente, podemos transmitir de forma mais eficaz a mensagem do Evangelho. Foram dias de aprendizagem, trocas de informações e convivência fraterna que irão ajudar para que a comunicação da nossa Igreja melhore ainda mais. Que o exemplo de Maria nos ajude a escutar o essencial, a focar nossa atenção naquilo que é importante em nossos dias. Assumam sua missão como o fruto de uma grande amizade que nos une a Jesus para sempre. Maria escolheu a melhor parte, e essa jamais lhe será tirada”, declarou fazendo referência mais uma vez ao evangelho do dia.

Ao final da celebração, o presidente da Comissão de Comunicação da CNBB, dom Joaquim Mol, fez uma deferência de agradecimento à Arquidiocese de Goiânia pela realização do Mutirão empenhando pessoas, percursos e parcerias, além de mobilizar pessoas do Brasil inteiro. “Fica o agradecimento a todos que se colocaram a serviço como anunciadores do Evangelho, aos comunicadores locais e aos que vieram de fora”, frisou. O bispo também comunicou que, em breve, será anunciada a diocese que sediará a 12ª edição do evento.

Fotos Wagmar Alves

Fotos: Rudger Remírio