Missa comemora aniversário da Escola de Formação de Professores

Com a atuação guiada pelos princípios da fé, da arte e da ciência, a Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás comemorou seu segundo aniversário com missa de ação de graças. Realizada na noite desta terça-feira, 11, a celebração reuniu gestores, professores, estudantes e religiosos, na Capela São José. A programação começou ontem, 10, com a inauguração de galeria que homenageia os 30 anos da IV Conferência Brasileira de Educação (CBE).

O reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, lembrou que a EFPH foi a primeira escola criada, em 2014, dando início ao processo de mudança organizacional que extinguiu os departamentos. Ele explica que a data é especial para a universidade, em seu conjunto.

“A escola reforça e amplia de um modo criativo e renovado a formação de professores e a potencialização dos cursos de licenciatura. Por outro lado, há um processo gradual de implementação das escolas, da revisão da estrutura organizacional da instituição e isso teve fases diversas”, afirmou.
O diretor da escola, prof. Romilson Siqueira, diz que a missa celebra um “projeto construído coletivamente que tem como princípio a questão humana e a relação fé e ciência”.

A missa
O pároco da Paróquia Universitária São João Evangelista (Pasurje), Luiz Henrique Brandão, comandou a missa de ação de graças. A partir de texto bíblico escrito pelo apóstolo Paulo à Igreja em Gálatas, ele enfatizou o papel da fé na formação do caráter cristão.

“O que nos faz um cristão não é cumprir uma série de regras, cumprir leis. É a nossa resposta pessoal, de fé, é nossa adesão a Jesus. A fé nos coloca nesse caminho de união com Cristo”, declarou, ressaltando uma necessidade de “uma lógica de vida fundamentada no amor”.

Mostra
Após a missa, uma mostra com documentários foi realizada, no auditório da Escola. Dois curtas foram exibidos: Man, que aborda o consumismo, e Causa e efeito, que fala sobre a participação de alunos e professores nas Jornadas de 2013, no Rio de Janeiro. O vídeo O perigo da história única, da escritora nigeriana Chimamanda Adichie, também foi exibido.

Coordenador do evento, o prof. Cleiton Ricardo das Neves, explica que a ideia é despertar o pensamento crítico entre os alunos da escola. “Todas essas temáticas estão vinculados com o histórico de luta. Esses profissionais (formados pela escola) vão lidar no mercado e na sociedade. Queremos provocar uma mentalidade crítico-reflexiva a partir desses elementos”, afirma.

Depois, as Galerias de Arte Itinerantes da EFPH foram inauguradas, com os temas arte sacra e contemporânea, cultura popular, cultura afro-brasileira, literatura e formação de professores. Apresentações de bandas da escola encerraram o aniversário.