Missa celebra 88 anos da Santa Casa
A Santa Casa de Misericórdia de Goiânia comemorou seus 88 anos com uma missa em ação de graças realizada no pátio do hospital, na manhã desta segunda-feira, 4 de novembro. A cerimônia reuniu autoridades, representantes da PUC Goiás, entre eles a reitora Olga Izilda Ronchi, o professor Wolmir Amado, secretário da Secretaria Geral de Cultura, e a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Helenisa Gomes. Além disso, estiveram presentes o prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel, vereadores, deputados e a ministra do Superior Tribunal de Justiça, Laurita Vaz.
Durante a cerimônia, personalidades e apoiadores que contribuíram para o fortalecimento da instituição foram homenageados com troféus em reconhecimento à importância de seu apoio. A celebração ressaltou a relevância da Santa Casa para Goiânia e o impacto positivo que a instituição proporciona à comunidade por meio de seus serviços de saúde e formação acadêmica.
A Santa Casa de Misericórdia de Goiânia é hospital escola da PUC Goiás, sendo fundamental para a formação dos estudantes da área de saúde. Com mais de 900 colaboradores, 78 médicos, residentes e alunos da universidade, o hospital oferece serviços de saúde de alta qualidade. Segundo estimativas, são realizados mensalmente 8 mil atendimentos exclusivamente pelo SUS, 50 mil exames, 890 internações e 350 cirurgias, reafirmando o papel essencial da instituição para a população goiana e de estados vizinhos.
Em seu discurso, a superintendente geral da Santa Casa, Irani Ribeiro de Moura, destacou o compromisso da instituição com um atendimento humano e de qualidade: “Esta casa acolhe e atende com qualidade as pessoas que precisam, e cada vez mais, estamos aumentando o atendimento sem deixar de lado a humanidade”, disse. Ela também ressaltou o papel do hospital na formação dos profissionais da saúde, reforçando a importância de oferecer uma estrutura de excelência para a prática de ensino e atendimento para os estudantes da PUC Goiás.
O arcebispo de Goiânia e grão-chanceler da PUC Goiás, Dom João Justino, também expressou gratidão e orgulho pela trajetória da Santa Casa. “Estamos celebrando hoje os 88 anos desta instituição que se dedica à vida das pessoas, dando saúde e acolhimento aos enfermos. É uma instituição que marca a história de Goiânia”, afirmou ele, destacando ainda o compromisso da Igreja Católica com o cuidado aos enfermos, que remonta à tradição cristã.
Fundada em 1936, apenas três anos após a criação de Goiânia, a Santa Casa de Misericórdia é fruto da iniciativa de Dona Gercina Borges, esposa de Pedro Ludovico Teixeira, fundador da capital. Ao longo de sua história, o hospital se tornou referência em atendimento pelo SUS e em ensino na área da saúde, sendo o maior hospital filantrópico do Centro-Oeste. Com cerca de 300 leitos e uma estrutura que inclui centros cirúrgicos e alas de Unidade de Terapia Intensiva, a instituição segue cumprindo sua missão de cuidado e formação.
Fotos: Wagmar Alves