Minicurso de Git e GitHub é ministrado no CCTI 

Ferramentas essenciais para desenvolvedores de software, o Git e o GitHub permitem manter o histórico de alterações, preservar uma versão funcional de tudo que foi desenvolvido e fazer todo trabalho de forma integrada e estratégica, em equipe, no ambiente digital. Para mostrar as novidades do universo da programação, o professor do Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas (Mepros), Milton de Assis ministrou na tarde desta segunda-feira,14, na Área 2, o minicurso Git + GitHub, que integrou a programação do X Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação.  

De acordo com o docente, o intuito da atividade foi mostrar aos estudantes como manter a organização de códigos em um sistema integrado e como cada um pode colaborar em um grande projeto de desenvolvimento de software de uma forma organizada e estruturada mantendo todo registro histórico de alterações. 

“A ideia é justamente apresentar essa ferramenta para que seja implementada durante o dia a dia dos alunos, durante o processo de aprendizado, inclusive na própria instituição”, explicou.  

Outra vantagem desses sistemas, segundo o expositor, é que eles permitem a gestão em equipe: várias pessoas podem trabalhar, ao mesmo tempo, no desenvolvimento do software. 

“Primeiro, ele faz um desenvolvimento, uma pessoa prova, vê a funcionalidade e testa para depois se implementar no sistema funcional. Você sabe quem alterou, o que fez, quem elaborou, o que mudou, quando mudou… Geralmente, o desenvolvimento do sistema de código aberto é utilizado, então a ideia é justamente ter controle, rastreabilidade e permitir um desenvolvimento colaborativo”, explicou o professor.  

Em formato híbrido, o Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação continua até o dia 19 de outubro com palestras, minicursos, conferências, maratonas, apresentação de trabalhos científicos e diversas atividades em todas as escolas da instituição.

Fotos: Ana Paula Abrão