Mestrando da PUC é destaque em Prêmio SBPC

Durante o XI Fórum de CT&I do Cerrado, realizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – Regional Goiás (SBPC/GO), quinta e sexta-feira, 23 e 24 de novembro, foram revelados os vencedores da quarta edição do Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência. Alunos e professores orientadores de pesquisas desenvolvidas em seis diferentes áreas na graduação e na pós-graduação do ensino superior goiano foram reconhecidos (ver lista).

O mestrando em Desenvolvimento e Planejamento Territorial da PUC Goiás, Juliano de Castro Silvestre, foi um dos vencedores com o trabalho A educação profissional no desenvolvimento regional, orientado pela professora Aline Tereza Borghi. Ele foi segundo lugar na categoria Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

A pesquisa traz dados relacionando a instalação dos câmpus dos Institutos Federais de educação (IFs) em cidades da região metropolitana de Goiânia e os índices apresentados por cada cidade nas áreas de educação e trabalho antes e após a chegada dos cursos técnicos e tecnológicos.

O mestrando recebeu diploma de mérito durante a cerimônia, além de ter seu estudo publicado como o capítulo de um e-book organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) seção Goiás.

O Fórum foi realizado no Auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás. Secretária da SBPC/GO, Márcia Pelá falou sobre a importância da Agenda Goiás em defesa da CT&I, lançada na abertura do evento, e das ações e dos estudos que defendam a ciência no Brasil.

A Agenda Goiás terá cinco eixos norteadores: não aos cortes orçamentários; apoio total ao ensino e pesquisa científica; popularização e descentralização da CT&I; garantias das condições de trabalho para os pesquisadores; e defesa permanente da Fapeg.

Homenagem

Durante o Fórum, a SBPC homenageou personalidades que contribuem para a ciência no estado, entre elas a professora Milca Severino Pereira, Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC Goiás, representada no evento pelo professor Lauro Eugênio Guimarães Nalini, vice-coordenador do programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da PUC Goiás. (Com informações da Fapeg e da Assessoria de Imprensa)