Mestrado em Atenção à Saúde fecha seminário de autoavaliação com balanço positivo
O Seminário de Planejamento e Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde foi encerrado nesta terça-feira, 17 de dezembro, na Sala de Defesas (Área 4), com um balanço positivo. O evento reuniu discentes, docentes e técnicos administrativos com o objetivo de fazer um mapeamento do quadriênio 2021-2024.
Coordenadora dos programas de pós-graduação stricto sensu, a profa. Marina Aleixo explicou que o seminário é realizado com a participação de uma avaliadora da área da Enfermagem, que traz um olhar externo à instituição, visando a percepção da evolução do Programa ao longo do tempo.
“A avaliadora aponta as potencialidades e desafios que nós teremos pela frente, então este é um momento muito importante para que a gente tenha uma visibilidade de como o Programa está diante de um olhar externo”, afirmou.
Coordenadora do Mestrado, a profa. Vanessa da Silva Carvalho contextualizou que o evento faz parte de um monitoramento de avaliação da qualidade frente às demandas que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) apresenta à universidade.
Como parte de um processo natural de crescimento do Programa, ela destacou a participação do colegiado, da equipe administrativa, discentes, egressos e pós-doutorandos que ajudam a qualificar o trabalho coletivo na instituição.
“Observamos que nós evoluímos muito institucionalmente, no sentido de atender às demandas que nos são solicitadas enquanto instituição e enquanto programa de pós-graduação. Estamos muito felizes, porque isso sinaliza que o Programa tem se qualificado ao longo deste quadriênio, nós temos superado os desafios, temos muitas potencialidades, mas ainda temos algumas lacunas que precisaremos atender”, avaliou.
Avaliação externa
Todas as explanações foram acolhidas pela avaliadora externa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, profa. Darlene Tavares. Ela refletiu que o intercâmbio entre as instituições de ensino superior é essencial para a construção da pós-graduação no Brasil.
“A gente observa que a coordenação e os docentes fizeram um trabalho bem interessante no sentido de enfrentar os desafios que foram postos no último quadriênio. E eu vejo, de uma forma bem positiva, que elas estão conseguindo, na medida do possível, superar alguns desafios. Essa troca entre universidades é essencial para que a gente consiga crescer enquanto área de Enfermagem”, concluiu.
Sobre o Programa
O Programa de Pós-graduação em Atenção à Saúde, nível Mestrado Acadêmico, foi reconhecido em 13 de dezembro de 2012 pela Capes. A missão do PPGAS é promover a formação de profissionais da área da saúde para a produção de conhecimento e o desenvolvimento de pesquisas, além de articular a sua aplicação para o desenvolvimento regional e global.
O curso oferece a Área de Concentração em Saúde e Enfermagem reafirma o compromisso histórico da PUC Goiás com a formação de profissionais da saúde que se inserem majoritariamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Mais informações sobre formas de ingresso e linhas de pesquisa podem ser obtidas neste link.
Fotos: Wagmar Alves