Mestrado discute impactos da poluição para o desenvolvimento regional

Mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Planejamento Territorial (MDPT) e acadêmicos de cursos de graduação da Escola de Gestão e Negócios participaram na noite de ontem, 21, da aula inaugural do programa, no Auditório da Área 1, com o professor dr. Aldo Muro Júnior (IFG).

Ao falar de desenvolvimento regional, o professor destacou a importância dessa geração de pesquisadores e profissionais investirem em tecnologia para o controle da poluição – problema que, globalmente, tem se mostrado grave em diversos países. “Quando pensamos em desenvolvimento hoje, temos que pensar necessariamente em poluição. Não dá para falar em nenhuma área que não esteja vinculada ao ambiente”, frisou.

Dando como exemplo sua vivência em Pisa, na Itália, onde fez pós-doutorado, o professor comentou os impactos de uma queimada que mudou a rotina da cidade. “O acidente trouxe consequências diretas, indiretas e difusas”, lembrou, ao citar o prejuízo gerado na produção e distribuição de derivados de uva e azeitona, questões e saúde da população local e até a taxação de veículos a partir da emissão de gases.

“Vocês são da geração que tem que pensar como desenvolver alternativas que não nos deixem chegar nessa etapa de taxação por poluição. Se chegarmos nisso, o caso já será muito grave”, disse, citando casos na China, Japão e na Europa.

Saiba mais sobre o mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial (MDPT) clicando aqui.

Fotos: Weslley Cruz