Mesa discute desafios e conquistas das mulheres na ciência

Com o auditório 2 da Área 2 lotado de acadêmicas e acadêmicos de cursos das chamadas “ciências duras”, quatro professoras da Escola de Ciências Exatas e da Computação (ECEC) falaram sobre a participação feminina no meio científico, na mesa-redonda O Universo da Ciência: as lutas, conquistas e as produções femininas ao longo da história. A iniciativa partiu dos Centros Acadêmicos de Física e de Matemática e contou com o apoio da Escola e foi realizada na noite da quarta-feira, 27.

A partir de vivências pessoais e de pesquisadoras notórias na história, as professoras Lilian Rodrigues Rios, Lucília Gomes Ribeiro, Lygianne Batista Vieira e Sandra Regina Longhin trouxeram pontos para a importante discussão.

“Quando entrei no curso, em 2017, a turma tinha só seis meninas. Acabei convivendo com piadinhas dos colegas, em sala, como se as mulheres fossem menos capazes nas exatas e coisas do tipo. E eu não sou de ficar calada, gosto do debate. Quando assumi o C.A., pensei que poderíamos fazer eventos atrativos, mas que trouxessem reflexões sociais para a nossa área”, explica a presidente do Centro Acadêmico de Matemática, Alice Cristina Ribeiro. “É um assunto que surgiu por conta do mês da mulher, mas que percebemos que queriamos muito discutir”, completa o representante do C.A. de Física, Diogo Ferreira.

Apoiando a iniciativa dos estudantes, a diretora da ECEC, professora Mirian Gusmão, comemorou a ação. “É um evento importante, um momento de valorização, de conhecer grandes mulheres. Apesar de sermos de uma área dura, não podemos deixar de pensar em temas que irão transpassar a nossa vivência”.

Com o sucesso do evento, os representantes estudantis estudam trazer novas discussões para os próximos meses.