Mercado de trabalho pauta palestra da profa. Gina Bueno

Mesmo após escolher um curso de graduação, as dúvidas sobre qual caminho seguir são comuns na trajetória profissional e pessoal de cada um. Esse é um desafio para as jovens Adriana Ferreira, 20 anos, e Maria Rita da Silva, 24, que optaram pelo curso de Engenharia Civil e já na reta final da graduação se deparam com seus sonhos e a motivação para realiza-los. Os questionamentos dessas acadêmicas, oriundas de outras instituições de ensino superior de Goiânia, foram ao encontro da palestra intitulada Mercado de trabalho e formação profissional: caminhos para o sucesso, proferida pela docente do curso de Psicologia da PUC Goiás, Gina Nolêto Bueno, nesta quinta-feira, 16, durante o segundo dia da ExpoCIEE, no Centro de Convenções de Goiânia.

Partilhando sua experiência pessoal e profissional, tanto na área de Comunicação, como na Psicologia, a professora ressaltou a importância de cada um ser autor da própria vida e saber discernir suas reais potencialidades. “As pessoas pensam que a construção do sucesso é algo inatingível, porque tem uma condição financeira ou um nível intelectual menor. Mas na verdade, o mercado de trabalho oferece vagas a quem se dedica, a quem se desdobra e a quem se torna empreendedor de sua própria vida”, ressaltou a psicóloga.

Dicas sobre como aproveitar a infraestrutura da instituição de ensino, contato com professores e, sobretudo, a dedicação para buscar constantemente o conhecimento, foram outros pontos abordados pela professora durante a palestra. Sobre a crise econômica no País, a psicóloga foi otimista: “é uma oportunidade para sair do comodismo e produzir soluções. E com a solução, a crise acaba. Ela se torna positiva, quando o indivíduo é criativo”, refletiu.

Após assistir a palestra, as dúvidas iniciais das jovens se transformaram em caminhos: Adriana pensa em dar continuidade aos estudos por meio de uma pós-graduação e Maria Rita quer se dedicar ao empreendedorismo. “Pude abrir o pensamento, ter uma noção de como se posicionar no mercado de trabalho, ter conhecimento e autoconfiança para conquistar uma vaga. Meu sonho é ser empreendedora e ter bastante conhecimento para trabalhar em obras grandes”, almejou.

A palestra sobre carreira faz parte das atividades ministradas pela PUC Goiás, durante a ExpoCIEE que foi aberta na manhã da última quarta-feira e encerra nesta quinta-feira, 16, às 19 horas. A universidade conta com estande próprio no Centro de Convenções para divulgar seus cursos de graduação e orientar estudantes de Ensino Médio e acadêmicos sobre estágio e carreira.