Mensagem de incentivo marca encontro com bolsistas

Com uma mensagem de incentivo, a PUC Goiás acolheu na noite desta quinta-feira, 15, os beneficiados pelo Prouni e pelo Vestibular Social dos cursos de Direito, Biologia e Educação Física que estudam no Campus II da universidade, no Jardim Mariliza. O Encontro com Bolsistas, realizado no Pavilhão do Centro de Convenções PUC, abriu a série de eventos que ocorre neste mês. Reitoria e coordenadores das graduações, além da equipe da Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE), estiveram no evento.

A pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, profa. Márcia de Alencar Santana, definiu que a presença dos bolsistas na PUC Goiás prova “que a universidade cumpre seu papel social.” Ela citou as dificuldades enfrentados pelos estudantes de classes populares para chegar ao ensino superior e pediu que os bolsistas não desistam da vaga conquistada. “Não se dobrem aos desafios. Ao final do curso, com o diploma em mãos, um novo mundo estará a sua espera”, afirmou, pedindo ainda que os alunos aproveitem a “qualidade acadêmica” ofertada pela instituição.

O reitor da universidade, prof. Wolmir Amado, lembrou que a PUC Goiás foi uma das primeiras instituições de ensino superior do Brasil a aderir ao Prouni, criado pelo Governo Federal em 2004. “É um programa que já formou milhares”, disse, informando que cerca de 2.600 alunos da universidade usufruem as bolsas e cerca de 7.000 estudam com o auxílio do Vestibular Social, que oferta bolsas de 50% na mensalidade, até o final do curso.

Ele explica que o Encontro com Bolsistas ajuda a “validar” os programas, por meio da interação com os alunos. “É uma forma de nos ajudarem a reafirmar a cada semestre a importância do programa”, destacou.

Exemplo

Egressa da PUC Goiás, onde cursou Psicologia por meio do Prouni, a profa. Otília Loth compartilhou suas experiências com os bolsistas. Hoje, ela é docente da graduação ofertada pela instituição, onde também fez mestrado em Psicologia. Durante o curso, por exemplo, ela se envolveu em atividades como Iniciação Científica (IC) e monitoria. “Como pessoa e profissional de Psicologia, fico feliz por compartilhar história parecida com a de muitos aqui e de perceber que a ciência está sendo democratizada”, disse.

Expectativas

Natural de Parauapebas, no Pará, o calouro de Direito José Lopes, 18 anos, veio para Goiânia cursar Direito na PUC Goiás, com bolsa integral do Vestibular Social. Ele ainda está se acostumando com a rotina na nova cidade, aonde mora com a irmã, que veio para a capital em 2017, também para ingressar no ensino superior. “Tive um vislumbre de uma realidade diferente. Aqui é uma capital e posso ter acesso a coisas que na minha cidade não tinha”, reflete ele, que estudou em uma escola particular, com bolsa integral.

Ao ser aprovado para Direito, Lopes diz que se sentiu realizado. “É um curso que fala de economia, política, história e dá a possibilidade de trabalhar com as leis, algo que sempre me interessou, e de trabalhar com argumentos”, enumera.

Também calouro de Direito e com bolsa do Vestibular Social, Abdiel de Souza, 24, se interessou pela área por causa do trabalho: ele é auxiliar administrativo no Fórum Criminal. “Trabalho no centro de distribuição de mandados e tive contato com a rotina da área”, explica ele, que espera, após a graduação, ser aprovado em concurso para oficial de Justiça.

Já a caloura de Educação Física e bolsista do Vestibular Social, Juliane Vitória da Silva, 18, espera colocar em prática o que tem aprendido na universidade. “Nas escolas, as pessoas estão mudando a concepção de Educação Física e deixando de lado aquela ideia de que essas aulas são um momento de descanso e não da prática de atividades”, comparou, momentos antes do início do Encontro de Bolsistas. “É um mercado amplo e crescente”, comemora.

Fotos: Ana Paula Abrão e Weslley Cruz