Memorial do Cerrado comemora Dia do Folclore

Nesta terça-feira, 22,  é comemorado o Dia do Folclore em todo o país. Pensando na data, a PUC Goiás preparou programação especial, com diversas atrações culturais, no Memorial do Cerrado. O evento será realizado amanhã, 23, das 8h às 16 horas, no Câmpus II da universidade, no Jardim Mariliza.
“Infelizmente, o nosso Cerrado e suas manifestações culturais estão sendo apagadas do mapa e da memória das novas gerações”, lamenta o diretor do Instituto do Trópico Subumido (ITS) da universidade, José Rubens Pereira. O evento da universidade, explica, é uma das maneiras encontradas pela instituição para colaborar com a preservação do bioma e da memória de seus povos. “É uma forma de levar informações e possibilitar vivências que despertem as pessoas para necessária defesa do Cerrado e de toda vida que nele habita”.
Na programação, estão incluídas manifestações culturais, como Catira, Folia de Reis e Capoeira, além de oficinas das fiandeiras, de rapadura e farinha, entre outras. Filmes, grupos de dança, cantores e duplas sertanejas completam a lista.
O evento será realizado no Memorial do Cerrado, um dos locais mais bonitos de Goiânia, que estará aberto à visitação gratuita. O Memorial mescla cultura, meio ambiente, ciência e história num espaço que abriga vila cenográfica, réplica de um quilombo, aldeia indígena, fazenda, entre outros. Também irão receber a doação de mudas do Cerrado. Durante o dia, 15 escolas da rede pública de ensino participam da comemoração.