Memorial do Cerrado recebe visitantes no mês de julho

Excelente opção para quem está de férias em Goiânia no mês de julho: o Memorial do Cerrado, museu do Instituto do Trópico Subúmido (ITS), localizado no Campus II da PUC Goiás, reúne lugares que representam as diversas formas de ocupação do Cerrado, com variadas formas de ocupação do ambiente natural e da vida em sociedade no sertão goiano. O museu à céu aberto funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. e as visitas não precisam de agendamento.  Apenas grupos, como escolas e instituições, devem ser agendados com antecedência por e-mail.

Eleito em 2008 como o local mais bonito de Goiânia, O Memorial do Cerrado é um complexo científico que conta com o Museu de História Natural, com peças que lembram desde a origem do planeta Terra até a colonização do Brasil pelos portugueses. O Museu abriga exposição de painéis e cenários que narram a história evolutiva da Terra e do ambiente do Bioma Cerrado. Entre as peças históricas, existem fósseis que foram identificados com duração de tempo de até 600 milhões de anos. A réplica de um fóssil de um dinossauro e exemplares de madeira petrificada da Formação Pedra do Fogo fazem parte do acervo.

Vila cenográfica

Na Vila Cenográfica Santa Luzia foi realizada uma reconstrução em tamanho original dos primeiros povoados existentes no período colonial português na região central do Brasil. Compõem a Vila diversos edifícios que representam os espaços urbano e rural, com réplicas de fazendas e oficinas rurais, que movimentavam o comércio daquele tempo. De acordo com a coordenadora pedagógica do ITS, Nicali Bleyer, “Andar pelo local é uma forma de reviver a história, pois o visitante fica em contato direto com as antigas moendas, alambiques de barro, oficina de rapadura e açúcar, oficina do ferreiro, seleiro, funilaria do carapina, serraria e a venda, o comércio de varejo da época. Também fazem parte da Vila os edifícios da igreja, a prefeitura, a cadeia e o bordel”.

O Memorial do Cerrado conta ainda com a construção de um quilombo, “com as casas feitas com adobe, no formato de um pequeno povoado. Um lugar de resistência organizado pelos africanos ou afro-brasileiros que fugiam da escravidão no século XIX. Há também uma réplica de uma aldeia indígena, a Aldeia Timbira, com as ocas e espaços de convivência das tribos indígenas do centro-oeste”, pontua Nicali.

O visitante pode ainda percorrer as trilhas ecológicas, com 2 km de extensão, que foram abertas no interior da mata preservada, com árvores típicas do cerrado, que existe na Estação Ciência São José. “A trilha é um local ideal para o contato com a natureza preservada, dando ao visitante a oportunidade de identificar plantas, arbusto e árvores com seus nomes científicos”, esclarece a coordenadora pedagógica do ITS.

Além de contar com todos estes ambientes, o Memorial do Cerrado é um centro de pesquisa para estudiosos e profissionais atuantes em diversas áreas do conhecimento da Universidade e de outros centros de estudos do país, em forma de intercâmbio. Existem no ITS laboratórios de arqueologia, geociência, taxidermia e tecnologia de alimentos.

O Museu de Ornitologia de Goiânia encerrou suas atividades em 2018, no bairro de Campinas e grande parte do acervo mantido durante décadas na casa do fundador, o húngaro José Hidasi, foi doado para o Memorial do Cerrado. Em uma seção especial, o Museu traz a história de Hidasi, que reuniu um acervo de mais de 120 mil peças, com animais do Cerrado, mamíferos, aves e insetos.

Memorial do Cerrado:

Endereço: Pontifícia Universidade Católica de Goiás – Campus II, Av. Engler, 507 – Jardim Mariliza.

E-mail: its@pucgoias.edu.br

(Texto: Eliani Covem)