Memorial do Cerrado celebra 32 anos com distribuição de mudas
O Memorial do Cerrado celebra 32 anos de história neste sábado, 21 de setembro, data dedicada ao Dia da Árvore. Vinculado ao Instituto do Trópico Subúmido (ITS) da universidade, o projeto foi pensado para conscientizar a população sobre a preservação do Cerrado e dos demais biomas brasileiros.
De olho na preservação ambiental, o diretor administrativo do Instituto, José Rubens Pereira, informou que nos últimos cinco anos, o ITS plantou 3 mil espécies de árvores. Com uma média de 150 visitantes por dia, a maioria crianças, a proposta do Instituto é trabalhar a temática ambiental juntamente aos estudantes para conter o avanço do desmatamento.
“Com o avanço da fronteira agrícola e agropecuária só temos 30% da vegetação nativa do Cerrado. Deste total, 70% está em áreas de preservação. Temos um projeto de ensino, pesquisa e extensão para trazer essa consciência e levar à comunidade todo o saber sobre a fauna e flora do Bioma”, ressaltou.
Ação educativa
A distribuição de mudas é uma ação que o Instituto promove com frequência nos eventos que organiza e a comemoração de aniversário seguiu este tom. As crianças que visitaram o local nesta sexta-feira, 20, foram agraciadas com kits de mudas frutíferas com material orgânico para plantio nas escolas (foto). A ação será repetida na segunda-feira, 23 de setembro.
Apenas no último triênio, o Memorial do Cerrado acolheu 74.837 visitantes, de acordo com dados socializados pela Proex. Um dos principais eventos que o Instituto promove é o Dia Do Folclore, celebrado anualmente no dia 22 de agosto. Além de acolher as escolas da rede pública e privada com visitação gratuita, o Memorial resgata as tradições folclóricas e recebe grupos de folia de reis, fiandeiras, catira, capoeira, distribuição de beiju, rapadura, realização de brincadeiras infantis, entre outras atividades.
(Foto de capa: Arquivo Dicom/Dia do Folclore)