Medicina Veterinária realiza primeira aula inaugural

Curso recém-implantado na universidade, a Medicina Veterinária realizou na manhã desta quarta-feira, 14, sua primeira aula inaugural com discussões sobre empreendedorismo e vigilância sanitária, no Câmpus II da PUC Goiás.

Na primeira parte do evento, o diretor técnico do Sebrae, Wanderson Portugal, fez uma reflexão sobre as noções de competência, cidadania e ética, além de citar as características empreendedoras, entre elas, a busca de oportunidades e iniciativa, foco nas metas, persistência e comprometimento.

“É necessário identificar, planejar e conhecer o negócio, além de trabalhar naquilo que gosta, porque as chances de ser feliz são maiores”, incentivou o palestrante. Coordenadora do curso, a profa. Maria Ivete de Moura destacou que o objetivo é aproximar os 118 alunos matriculados, além estimular a interdisciplinaridade.

Juntamente com o desenvolvimento da capacidade técnica, seja na vigilância sanitária e cuidado com pets, o trabalho no campo com grandes animais ou em frigoríficos na produção de alimentos, a aula foi realizada com o intuito de abrir o campo de visão dos acadêmicos sobre o empreendedorismo e, em um segundo momento, o papel do veterinário na resolução de problemas, entre eles, o combate às zoonoses que são doenças que atingem os animas, mas podem acometer humanos.

“Precisamos mostrar que nosso serviço e execuções técnicas têm valor. Queremos construir um curso com excelência e formar um profissional com capacidade humanística, afinal para saber cuidar dos animais, temos que compreender, também, seus donos”, refletiu a professora.

O curso tem a duração de cinco anos e é oferecido, predominantemente, no turno matutino, no Câmpus II da instituição: “o aluno vai sair daqui com conhecimentos básicos, além de desenvolver habilidades específicas, porque a universidade dará suporte para que vá em busca de especializações e estágios”, complementa a coordenadora.

Juntamente aos cursos de Biologia, Zootecnia, o recém-implantado curso de Agronomia, Mestrado em Genética e Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade, a Medicina Veterinária integra a Escola de Ciências Agrárias e Biológicas, que será oficialmente inaugurada nesta quinta-feira, 14, às 9 horas, durante solenidade no Câmpus II, que irá reunir gestores, acadêmicos, docentes e funcionários da Escola.

Fotos: Wagmar Alves