Medicina recebe pesquisador norueguês
O curso de Medicina da PUC Goiás recebeu na noite desta segunda-feira (24) o médico, filósofo e teólogo Jan Helge Solbakk, da Universidade de Oslo, na Noruega, que debateu o papel das artes e da humanidade na formação do médico. A palestra reuniu acadêmicos do curso na Sala Multiuso, na Área 4.
Especialista em bioética, Solbakk apresentou os enfoques dessa área de estudo a partir do diálogo com a filosofia, a literatura cômica e trágica, a música, o cinema, as artes visuais e a poesia. Também destacou o papel da dúvida para a bioética. “Se há dúvida, há esperança. Se você tem dúvida, vai continuar fazendo perguntas e isso ajuda a abrir mentes e corações”, afirmou.
Para ele, no ambiente da ética e da bioética, “somos todos alunos, todos podemos aprender”, ao passo que “é necessário ensinar aos alunos que todos temos uma competência moral.”
O prof. Flávio Paranhos, responsável pelo evento, destacou a preocupação do curso com a formação profissional humanizada. “Essa questão toca na formação do integral do aluno e um dos instrumentos para isso é o se valer das artes e humanidades”, enfatizou.
Fotos: Ana Paula Abrão
Fotos: Geovanna Lemes