Medicina faz ação preventiva na região Noroeste

Estudantes de Medicina da PUC Goiás realizaram atividade informativa na região Noroeste de Goiânia, na tarde desta quarta-feira, 16. Reunido na Estratégia Saúde da Família, na Vila Mutirão, o grupo de alunos do módulo 3 conversou com moradores que buscaram atendimento no local. Eles abordaram pacientes, distribuíram panfletos e falaram sobre a prevenção da sífilis – doença que era considerada até folclórica no Brasil, mas que registrou aumento de casos nos últimos dois anos.

A atividade, chamada de dispersão, faz parte da disciplina Problema Integrador de Competências (PIC), ministrada pela profa. Rosineide Conde. No final do mês, os acadêmicos devem conversar com os pacientes sobre depressão.

O estudante Pietro Vaccario, 19, participou da conscientização. Além da distribuição de panfletos, explica ele, um vídeo preparado pelos alunos foi repassado aos agentes comunitários que trabalham na região. O material será exibido às famílias durante as visitas feitas por esses profissionais.

A dona de casa Beatriz Damasceno Pereira, 17, procurou a Estratégia Saúde da Família buscando atendimento para a filha, a pequena Kimberly, dois meses. Abordada pelos estudantes da PUC Goiás, ela aprovou a iniciativa. “É importante porque eles conhecem onde vão trabalhar, observam como são as pessoas. Com certeza, poderão ser médicos melhores”, avaliou.

Aproximação

A aluna Júlia Faustino Nishi, 17, tem a mesma percepção. Estudante do módulo 3, ela avalia que no início da graduação os alunos de Medicina têm dificuldades para interagir com os pacientes. “É muito diferente do Ensino Médio”, diz. Para ela, a aproximação proporcionada pelas atividades do PIC ajuda a “estabelecer melhor essa relação, além de conhecer o funcionamento do SUS (Sistema Único de Saúde)”.

Júlia explica que os assuntos trabalhados no PIC são fruto de discussão com profissionais da unidade de saúde. Depois, os temas são levados para a sala de aula, para votação.

A Estratégia Saúde da Família é um espaço frequentado pelos alunos de Medicina nos três primeiros módulos do curso. Lá, a população pode contar com atividades preventivas, consultas de rotina e vacinação.

Fotos: Weslley Cruz