Livro sobre seguridade social é lançado na Assembleia

A graduação e o mestrado em Serviço Social da PUC Goiás lançaram no último dia 5 de outubro o livro A Seguridade Social em Goiás: ensaios críticos e pesquisa em serviço social, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O evento teve parceria da deputada Adriana Accorsi. A obra foi organizada pelas professoras Carmen Regina Paro e Sandra de Faria e Walderez Loureiro Miguel, ex-docente do curso e uma das pioneiras da área em Goiás.

O lançamento foi realizado no Auditório Costa Lima e reuniu estudantes, professores, conselheiros e dirigentes de entidades representativas dos trabalhadores da seguridade social.  Em 2017, o curso de Serviço Social completa 60 anos de existência e o mestrado chega à sua primeira década.

O livro tem como objetivo pontuar e explanar sobre a história, a gestão e o sistema de controle social dos três pilares da Seguridade Social — Assistência Social, Previdência Social e Saúde — em Goiás.

Pesquisa

Durante o lançamento, a profa. Sandra de Faria pontuou que o Serviço Social, historicamente, está ligado à defesa dos direitos dos trabalhadores.  “O Serviço Social como uma profissão que atua nas políticas sociais, especialmente as públicas, atua desde sua origem junto à Previdência Social. Ela está ligada aos movimentos, às necessidades dos trabalhadores, e ao longo dos 80 anos de Serviço Social no Brasil, a profissão tem se afirmado como um instrumento de defesa dos direitos dos trabalhadores, de compromisso com a Previdência Social pública, e uma defesa intransigente da não mercantilização dos direitos”, pontuou.

Coordenadora do curso de Serviço Social, a profa. Carmem Regina Paro explicou que a elaboração do livro surgiu como fruto de uma grande pesquisa onde participaram professores, estudantes e assistentes sociais. “Em um momento em que as leis de nosso País estão sendo reformuladas, como profissionais da área, nós buscamos investigar como a formulação dessas políticas sociais foram sendo elaboradas ao longo da história, com olhar sobre nosso Estado. É uma pesquisa abrangente que exigiu muito tempo e esforço em vista de que em Goiás não existia ainda nada desta natureza. Isto deve nos dar agora o caminho e a consolidação das políticas da Previdência, da Saúde e da Assistência que são o tripé da Seguridade Social brasileira”, explicou.

A profa. Walderez Loureiro Miguel observou que o livro foi desenvolvido com o objetivo de traçar um histórico da implantação das três políticas que constitucionalmente compõem a Seguridade Social no Estado de Goiás. “O livro faz uma contextualização, a partir de 1990, quando se implanta no País a Lei Orgânica da Saúde. Então foi estudado, neste trabalho, como foi exatamente realizada a implantação e a implementação destas três políticas sociais em Goiás”, afirmou.

Papel da academia

Propositora do lançamento, a deputada Adriana Accorsi enfatizou o papel do meio acadêmico nos debates sobre seguridade social. “O meio acadêmico deve sempre ser respeitado e chamado a contribuir em todas as discussões da sociedade, uma vez que ali se elabora e se estuda a história e também se realiza pesquisas para o futuro. Então sempre a academia deve estar próxima dos gestores”, observou.

A obra teve patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), produção da Editora PUC Goiás e coordenação de Maísa Miralva da Silva, graduada em Serviço Social, mestre e doutora em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB).

Veja mais fotos do evento aqui.

(Com informações da Assembleia Legislativa de Goiás)