Liga acadêmica de Segurança do Paciente realiza seu primeiro simpósio

Criada em 2016, a Liga Acadêmica de Segurança do Paciente (Lasp) da PUC Goiás realizou nesta sexta-feira, 27, seu primeiro simpósio. O evento é equivalente ao segundo curso introdutório da liga – o primeiro no formato.

Participaram do simpósio alunos de cursos de saúde da PUC Goiás e de outras instituições de ensino superior, que pretendem ingressar na Liga este ano. A participação no evento formativo e a classificação na prova teórica, prevista para o dia 4 de maio, são obrigatórias para a conquista de uma das 15 vagas disponíveis.

Para a formação, foi escolhido como tema o terceiro desafio global da Organização Mundial de Saúde (OMS), lançado no ano passado visando reduzir em 50% os danos graves e evitáveis associados a medicamentos em todos os países nos próximos cinco anos. A iniciativa traz maneiras de melhorar a forma como medicamentos são prescritos, distribuídos e consumidos, evitando prejuízos associados ao uso indevido de medicações. Somente nos EUA, erros do tipo causam a morte de uma pessoa por dia.

“Hoje, o empenho em nível nacional é baseado nos protocolos de segurança, incluindo o de prescrição de medicamentos. Esse cuidado pode minimizar eventos adversos, como a administração de medicamentos não associados às prescrições”, afirma a professora Elisangela Guimarães, uma das dez professoras orientadoras da Liga.

Presidente da Lasp, o acadêmico de Enfermagem Gustavo Flederico Borges destacou a importância da discussão interdisciplinar nas pautas que envolvem a segurança do paciente. “Não temos como pensar nela sem pensar de forma multiprofissional”.