Liga Acadêmica de Fisioterapia em Oncologia inicia atividades

A Liga Acadêmica de Fisioterapia em Oncologia (Lafo) da PUC Goiás realizou nesta quarta-feira, 8, seu primeiro curso introdutório, no Auditório 1 da Área 2, no Setor Leste Universitário. O evento foi aberto aos acadêmicos da PUC Goiás e de outras instituições de ensino, trazendo cinco palestras multidisciplinares relacionando diferentes áreas da saúde com a oncologia.

“Quisemos abordar vários aspectos, com profissionais de diferentes áreas. Nós entendemos que hoje, na saúde, o ensino multidisciplinar é fundamental. Nenhum profissional, seja um fisioterapeuta ou um médico, irá atuar sozinho”, destaca a presidente da Lafo, Patrícia dos Santos.

“As ligas são um importante instrumento de união estudantil e também de formação”, afirmou o diretor da Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Renato Sandoval, que foi também o primeiro palestrante. Além da palestra Relevância da pesquisa e evidência científica em oncologia, ministrada pelo professor, a programação também incluiu as palestras O que o profissional de saúde precisa saber sobre o câncer; Preparação dos profissionais que lidam com o paciente terminal e morte; O significante fé no tratamento do paciente oncológico; e A fisioterapia sob a visão de um profissional humanizado.

 

Formação complementar

Para o professor responsável pela orientação do grupo de alunos da Lafo, Sério Correa de Godoi, a liga é um espaço de preparação do estudante para um futuro de excelência profissional. “É um espaço que vem complementar a formação. Um suporte no currículo do curso de Fisioterapia. É a preparação que temos, do acadêmico, para o futuro profissional com competência”, explica. Na liga acadêmica, os selecionados terão, além de aulas com profissionais especialistas em oncologia, a oportunidade de visitar ambientes hospitalares e o envolvimento em programas e ações de assistência à comunidade.

Antes mesmo do curso introdutório, o grupo inicial já participou de ação educativa na Corrida Rosa e Azul, em Goiânia, no dia 7 de setembro.

Seleção

Fundada no dia 5 de setembro, a Liga deverá realizar sua primeira seleção ainda neste mês de novembro, com prova a ser divulgada nas redes sociais oficiais da Lafo. Serão 21 vagas, que incluirão acadêmicos do curso de Fisioterapia da PUC Goiás, acadêmicos do curso de Fisioterapia de outras instituições de ensino e acadêmicos de outros cursos da área da saúde, como ouvintes.

Fotos: Jota Junior