Liga Acadêmica de Curativos promove 6º curso introdutório

A Liga Acadêmica de Curativos (LAC) da PUC Goiás promoveu nesta terça-feira, 28, a sexta edição de seu curso introdutório, no Auditório 1 da Área 2, no Setor Leste Universitário. Com 10 vagas abertas a estudantes de Enfermagem, a Liga abordou como tema principal para o curso a atuação em feridas oncológicas.

Espaço formativo que integra atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas a ações e estudos da área da saúde, as ligas, como explica a professora orientadora da LAC, Lorena Araújo, são uma grande vantagem na graduação. “É um aluno que se diferencia porque busca o seu conhecimento aliando a pesquisa com a extensão, retornando à comunidade aquilo que já aprendeu”, explica a professora.

Especificidades

Com significados práticos que variam da remissão de feridas à retomada da autoestima de pacientes, os curativos encontram, em casos oncológicos, um aumento de complexidade que pode ser tornar um desafio aos profissionais.

A realidade, muito presente no contexto de Goiânia, com hospitais oncológicos de referência, acaba exigindo do profissional de enfermagem conhecimento para lidar com feridas complexas. “É um erro pensar, durante a graduação, que você nunca vai ter que lidar com esse tipo de ferimento se essa não for a sua especialidade como enfermeiro. O que temos visto é que esses pacientes podem ser atendidos, muitas vezes, até em unidades básicas de saúde e nem sempre o profissional que tem esse contato está preparado para ele”, avaliou o palestrante Maycon Douglas Marinho, egresso do curso de Enfermagem da PUC Goiás e residente no Hospital Araújo Jorge.

Muitas vezes sem meta de cicatrização, por conta do avanço da doença ou de especificidades no tratamento oncológico, o curativo, nesses casos, passa a ter por principal objetivo ser efetivo, confortável ao paciente, mas sem deixar de ser esteticamente aceitável. Cada caso deve ser avaliado pelo profissional em busca da melhor solução para o momento. “Sabemos que as feridas não são uma realidade para a maioria dos pacientes. É uma realidade que afeta cerca de 5 a 10% das pessoas com câncer, com maior incidência em pacientes com câncer de pele, de mama, de cabeça e de pescoço”, explica.

Seleção

Apesar de ser aberta a estudantes e profissionais, o curso introdutório da liga será a base para a seleção, realizada na próxima terça-feira, 4 de setembro.

O tema, analisa a presidente da LAC, Kate Winslet, foi percebido a partir da necessidade do enfermeiro lidar com feridas considerando todo o contexto do paciente. Utilizado na prova, o recorte poderá embasar ações e pesquisas futuras.

Ao todo, a LAC oferece sete vagas para acadêmicos da graduação em Enfermagem da Escola de Ciências Sociais e da Saúde da PUC Goiás e outras três vagas para acadêmicos de outras instituições de ensino.

“Somos uma liga criada em 2013 e já consolidada, com forte atuação no tripé ensino-pesquisa-extensão”, destaca a acadêmica. Ao todo, 20 integrantes fazem parte da LAC.

Fotos: Weslley Cruz