Lideranças acadêmicas são homenageadas na Câmara Municipal de Goiânia

A Câmara Municipal de Goiânia promoveu na noite desta quinta-feira, 13 de março, a sessão especial Mulheres que inspiram em homenagem a 101 lideranças femininas de diversas áreas. A solenidade, proposta pela vereadora Kátia Maria, celebrou o Dia Internacional da Mulher e destacou o papel feminino na construção de uma sociedade mais igualitária e justa.

A vereadora Kátia Maria enfatizou a importância da luta pelos direitos das mulheres e a necessidade de ampliar a presença feminina nos espaços de poder. “Temos um caminho longo a percorrer. O 8 de março marca essa luta e devemos celebrar as conquistas, como o direito ao voto e a ocupação de cargos de liderança. No entanto, ainda precisamos garantir igualdade salarial e acesso às políticas públicas de saúde e segurança”, afirmou.

A parlamentar também destacou a persistência das desigualdades, apontando que, mesmo no século XXI, as mulheres ainda ganham cerca de 30% a menos que os homens para exercerem as mesmas funções. “A lei de igualdade salarial, que propus em Goiânia, precisa ser efetivada. Precisamos de políticas que garantam uma sociedade mais justa para as mulheres”, reforçou.

Em relação à presença feminina na universidade, a vereadora ressaltou: “na PUC hoje nós temos o orgulho de ter uma mulher como reitora, mas nós precisamos fazer que essa seja uma realidade de outras instituições também para que a gente tenha mulher ocupando os diversos espaços de poder e dar a sua contribuição na construção de uma sociedade melhor”.

Entre as homenageadas da PUC Goiás, estavam a reitora Olga Izilda Ronchi; a ex-reitora Clélia Brandão (doutora em Educação), Denizye Aleksandra Zacharias (docente do curso de Psicologia e psicanalista), Lúcia Rincon (socióloga e docente da Escola de Formação de Professores e Humanidades), Potira Morena (nutricionista) e Damiana Moreira (docente do curso de Enfermagem).

Ao fazer alusão ao nome do evento, a reitora Olga declarou que a inspiração vem de grandes causas coletivas. “Para nós, mulheres, temos muitas grandes e boas causas pelas quais devemos estar atentas, engajadas e compromissadas. Nós vivemos ainda uma realidade social muito dura e muito difícil para a grande parte das mulheres não só no Brasil, mas no mundo. É uma noite para a gente celebrar, eu diria, a luta das mulheres por condições de vida plena e vida digna para toda a sociedade de uma forma geral, mas, especialmente, as mulheres que ainda precisam ocupar espaços mais reconhecidos dentro da sociedade”, refletiu.

Fotos: Weslley Cruz