Letras discute acordo ortográfico e obra de Machado de Assis

O ex-embaixador do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Lauro Moreira, foi o convidado do curso de Letras da PUC Goiás na noite desta quinta-feira (23). Palestra ministrada aos alunos no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades abordou as implicações políticas do Acordo Ortográfico assinado em 1990 e discutiu a obra do escritor brasileiro Machado de Assis.

De acordo com o coordenador da graduação, prof. Divino José Pinto, o evento antecipa mudanças no projeto pedagógico do curso. “Os alunos vão reviver todo o processo e se atualizar sobre o estado da ate da reforma ortográfica, o percurso e os percalços dessas mudanças. Ao falar de Machado de Assis, Lauro abre uma discussão que está no nosso projeto pedagógico: a relação entre a literatura brasileira e a produzida nos outros oito países de língua portuguesa”, explica, informando que duas disciplinas devem se dedicar ao assunto.

A diretora do Sistema de Bibliotecas (Sibi) da PUC Goiás, Custódia Annunziata, apresentou o currículo do ex-embaixador dos alunos. Goiano de Anápolis, “ele dedicou a vida e a carreira à promoção da cultura, da arte de modo geral e, principalmente, dos valores goianos”, enfatizou.

Moreira, além da carreira na diplomacia, esteve presente nas artes cênicas – como ator, autor e diretor – no cinema, como documentarista, e na fotografia, sendo premiado em concursos nacionais.

Debate
Durante a palestra, o ex-embaixador ressaltou a força da língua portuguesa no mundo e citou a importância do Acordo Ortográfico para o intercâmbio no espaço lusófono. “Ela é a terceira no número de falantes no mundo ocidental, hoje. Está presente em quatro continentes e é língua oficial de oito países. Curiosamente, nenhum dos países faz fronteira com outro. Mesmo assim, a língua consegue manter-se viva”, declarou.

Ele classificou a obra machadiana como “a maior glória do Brasil até hoje” e falou sobre a inovação, universalidade e a atualidade do trabalho do escritor.

Fotos: Ana Paula Abrão

Fotos: Geovanna Lemes