Letras comemora 70 anos com homenagens a professores aposentados

Anterior à criação da PUC Goiás, o curso de Letras comemorou na sexta-feira, 14, sete décadas de história. A cerimônia foi realizada no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), no Setor Leste Universitário.

Sendo um dos primeiros cursos superiores de Goiás e estando na base de cursos e faculdades que deram base para a fundação da primeira universidade do Centro-Oeste brasileiro, a graduação em Letras recebeu, ao longo de décadas, grandes nomes da cultura goiana. “É um curso que tem uma história e uma trajetória muito bonitas, com pioneiros da literatura e das artes em Goiás”, frisou o diretor da EFPH, professor Romilson Siqueira.

Coordenadora do curso, a professora Helen Suely Silva Amorim definiu o momento como uma “grande festa” e destacou os esforços atuais do curso para manter-se relevante, com qualidade e compromissado com a educação básica. “Aqui na escola, os cursos são integrados, muito unidos. O nosso desejo é que continuemos fortes e presentes”.

Homenagens

A noite também foi de homenagear grandes nomes que passaram pelo curso ao longo de décadas. Ao todo, sete professores aposentados receberam diplomas de honra, assinados pelo reitor.

Para a professora Nair Maria de Oliveira, 70, que é egressa do curso, foi professora da universidade por 41 anos e também assumiu a coordenação da Editora da PUC Goiás anos atrás, o retorno à universidade foi uma feliz surpresa. “Para mim é uma honra, uma alegria imensa estar em um momento de comemoração do curso que representou a minha vida”, definiu, parabenizando a cultura da instituição em reconhecer quem ajudou a construir sua história. “Acho que a PUC tem esse diferencial de valorizar o professor, mesmo os que já não estão mais aqui todos os dias”.

Além dela, receberam a homenagem os seguintes professores: Eris Antônio de Oliveira, Maria Terezinha Martins, Laudelina Lane Neves, Albertina Vicentini, Maria Aparecida Borges e Maria Luiza Ferreira.

A atividade também encerrou a 3ª Semana Científica da Letras, evento que reúne, anualmente, acadêmicos de graduação e pós-graduação.

Fotos: Ana Paula Abrão