Lançamento de livros resgata vida e obra do prof. Heck

Um momento de gratidão e homenagem às pessoas que dedicaram sua vida e energia na consolidação da história da PUC Goiás. Com esse tom, o tradicional lançamento de livros da Editora PUC, que pauta a programação do Congresso de Ciência e Tecnologia da universidade, teve um formato diferente nesta edição.

Fazendo memória ao professor aposentado do curso de Filosofia, prof. José Nicolau Heck, falecido em junho deste ano, a Reitoria da PUC, familiares e amigos do docente, estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira, 18, no auditório da Área 2, para dar testemunho de sua produção intelectual e, também, da biografia marcada pela dedicação à universidade, como também sua honestidade e ética como pessoa.

Pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da universidade de 2002 a 2008, o professor Heck, como era conhecido na academia, foi autor de dezenas de livros e artigos, fez doutorado em Filosofia pela Universidade Luís Maximiliano de Munique, no ano de 1977, instituição onde também se graduou como advogado. Sua pesquisa foi focada nos estudos das obras de Platão, Hobbes e Kant.

Além dos depoimentos sobre sua produção intelectual, testemunhos relatados pela esposa Irani Aparecida de Oliveira Heck e pelo amigo Wagno Oliveira de Souza, professor do curso de Filosofia da PUC, emocionaram a plateia. Wagno é autor do livro José Nicolau Heck- vida e obra, um dos 9 livros lançados pela Editora PUC após a homenagem póstuma ao docente.

“Uma pessoa tão importante no meio acadêmico goiano e nacional, o professor Heck fez história na vida de muitas pessoas e na própria PUC Goiás. Sua trajetória inclui a participação como membro da Sociedade Kant Brasileira, e de mais outras duas (sociedades) na Alemanha, e também foi responsável pelo convênio entre a Universidade de Bielefeld (Alemanha) e a UFG. Conhecido pelo carisma e trabalho em nosso estado, principalmente, na PUC Goiás, que foi o centro e foco de sua atividade docente”, ressaltou o autor do livro.

Lançamentos da Editora
Um total de 9 livros escritos, em sua maioria, por professores da PUC Goiás foi lançado pela Editora da instituição nesta sexta-feira, 18. Além das publicações da casa, também estiveram presentes na solenidade representantes das editoras da Universidade de Brasília (UNB) e do Instituto Federal Goiano (IFG), que lançaram mais 6 livros.

Ao todo, foram lançados 9 livros livros pela Editora PUC | Foto: Wagmar Alves

Na ocasião o coordenador da Editora PUC, prof. Lauro Nalini, que também é presidente da Regional Centro-Oeste da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu), destacou a relevância da articulação e aproximação entre as editoras universitárias no País. Gestores da Abeu estarão reunidos, inclusive, na tarde desta sexta-feira, 18, na sede da Editora PUC para estreitar sua parceria.

Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, a profa. Milca Severino, contextualizou a solenidade de lançamento de livros como um momento para promover o incentivo ao hábito de leitura, numa era onde a cultura digital se sobressai à impressa: “o livro é muito importante na sociedade do conhecimento. É um formato que possibilita ao leitor, tocar e sentir o livro, além de conhecer o seu conteúdo”, refletiu.

O evento integra o último dia da programação do V Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás que, nesta edição, recebeu 15.540 participantes, reuniu 271 eventos, além de receber 1.689 trabalhos científicos para apresentação.

Fotos: Wagmar Alves