Laboratório de Alimentos qualifica formação acadêmica

O Laboratório de Alimentos (Carne e Leite), situado no Bloco G do Câmpus II, foi readequado para atender às demandas dos cursos de graduação em Medicina Veterinária, Agronomia e Zootecnia, vinculados à Escola de Ciências Médicas e da Vida e, também, do curso de Nutrição, da Escola de Ciências Sociais e da Saúde.

No novo espaço acadêmico, os docentes irão ministrar aulas sobre carnes, leites e outros alimentos, de acordo com a especificidade de cada curso.

Na área da Agronomia, por exemplo, o laboratório será destinado ao beneficiamento e conservação dos produtos de origem vegetal e animal e, também, à tecnologia de transformação de açúcares, amido, óleos, laticínios, vinho e destilados.

“O conhecimento das conceituações e bases da industrialização de vegetais, carnes e lácteos dá suporte à atuação do engenheiro agrônomo na aplicação, desenvolvimento e difusão de tecnologias, gerenciamento do processo de produção e desenvolvimento da capacidade empreendedora, na busca de agregar valor ao produto agropecuário de origem vegetal e animal”, reflete a docente Martha Nascimento Castro, coordenadora do curso de Agronomia.

Para o curso de Medicina Veterinária, o espaço será destinado às disciplinas de Higiene e inspeção de produtos de origem animal, lecionadas no 7 º e 8º períodos e, também, para estudo da disciplina sobre Tecnologia de produtos de origem animal, vista no 9º período.

“Os estudantes irão praticar atividades relacionadas à avaliação da qualidade dos alimentos e de processamento de matéria prima, como leite, carne e ovos. Também vão aprender a processar diferentes produtos de origem animal, como queijos, embutidos e, ainda, poderão fazer a avaliação da qualidade do produto final”, informa a coordenadora do curso, Maria Ivete de Moura.

Fotos: Arquivo da professora Karlla Greick, diretora adjunta do Câmpus II