Jusfilósofo alemão Robert Alexy é o 22º doutor honoris causa pela PUC Goiás

Um rito secular entre universidades de todo o mundo para reconhecer cientistas, intelectuais e grandes personalidades – as mais nobres de seu tempo: assim é a titulação de um doutor honoris causa, situação que foi vivenciada ontem, 7, na PUC Goiás, com a titulação do jusfilósofo alemão Robert Werner Alexy, no Auditório da Área 4. Com a presença de professores de toda a universidade e de todos os desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho de Goiás (TRT-18), a cerimônia foi conduzida pelo reitor Wolmir Amado e pelo arcebispo metropolitano e grão-chanceler da PUC Goiás, dom Washington Cruz.

Antes de ser iniciada a grande cerimônia, o reitor comemorou a presença de Alexy e lembrou o aniversário jubilar, comemorado em outubro. “É um título muito merecido. O seu pensamento jurídico está influenciando enormemente as sociedades, as nações, então para nós é um orgulho muito grande, um presente jubilar para a PUC”.

Já o professor Alexy, que vinha de uma série de compromissos no TRT 18, se mostrou feliz e honrado com a homenagem. Sobre a combinação entre a passagem pela corte e pela universidade no mesmo dia, comemorou: “não existe outra combinação que eu goste mais”, exclamou. “Não poderia ser melhor essa união entre a atividade acadêmica e nas cortes. No mundo, tenho frequentado muitas universidades, participado de diversas conferências, e existe um risco em todos os lugares de uma argumentação política substituir a racionalidade. Portanto, esse tipo de movimentação é bastante necessária”, explicou.

Presidente do TRT-18, o desembargador Paulo Pimenta destacou a importância do evento e do professor. “É uma ocasião muito especial para o ambiente jurídico e acadêmico. Por isso que hoje o Tribunal se instala solenemente aqui na PUC para fazer a entrega conjunta com o corpo docente da universidade”.

O diretor da Escola Judicial, desembargador Eugênio Cesário, que também é um dos proponentes da homenagem, destacou em sua fala, também, a sólida parceria entre a PUC e o Tribunal, ao longo da história, algo que se fortalece agora, com a concessão do título. “A vasta e profunda obra jusfilosófica do agraciado é, por si mesma, a maior justificativa para a sua concessão, mas vai além disso, dada a sua contribuição para a efetividade da justiça em nosso país”, disse, ao defender a indicação. Na universidade, a indicação foi feita por parte da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora dra. Milca Severino, que justificou-a por “sua rica produção de conhecimento jusfilosófico, que impacta grandemente o âmbito jurídico em escala mundial, com repercussão no direito brasileiro”.

Já no palco do auditório, o título foi aceito pelo professor Robert Alexy em alemão, sua língua mãe, e comemorado com palmas fervorosas da plateia de professores e magistrados. Este foi o 22º título de doutor honoris causa concedido pela PUC Goiás em seus 60 anos.

*Com apoio e tradução simultânea do professor dr. Rogério Luiz Nery da Silva, da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), que acompanhou o professor Robert Alexy em seus compromissos.

Fotos: Weslley Cruz