Jornada da Cidadania supera atendimentos de edição passada

Nesta sexta-feira, 26, a Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (Proex) da PUC Goiás, responsável pela coordenação geral da Jornada da Cidadania, divulgou os números preliminares dos dois primeiros dias do evento. Somente com o fluxo dos dias 24 e 25, já foram mais de 580 mil atendimentos realizados, se tornando a maior edição da Jornada já realizada até o momento. O evento termina neste sábado, 27.

Para o reitor da universidade, professor Wolmir Amado, o sentimento é de gratidão. “São 12 anos de caminhada, onde tive a oportunidade de acompanhar o projeto desde quando era somente uma ideia distante”, lembra. Para o gestor, o crescimento é coletivo, com a participação cada vez maior da comunidade e a adesão dos alunos, professores e funcionários da instituição. “Vejo os estudantes com esse protagonismo, essa participação mais ativa no processo. É importante porque essa Jornada é educativa, de formação de valores, é esse o seu sentido de ser”.

A ênfase na questão ambiental também foi lembrada pelo reitor. “Tivemos uma maturação desde a encíclica Laudato si’ (do papa Francisco), com seu desdobramento na universidade e, após, com as Campanhas da Fraternidade (da CNBB) de 2016 e 2017”, explica. Como resultado, além do fortalecimento da ênfase ambiental no direcionamento da universidade, a Jornada da Cidadania, seu maior evento, também fortaleceu iniciativas na área.

Outra novidade na edição, foi a abrangência nacional e internacional alcançada pelo evento. Em parceria com a Rede Aparecida, a Jornada da Cidadania foi divulgada para todo o país por meio da TV Aparecida, emissora da qual a PUC TV Goiás é afiliada. Apresentadores como Odair Terra, Kléber Oliveira, do Terra da Padroeira, e Mariângela Zan, do Aparecida Sertanejo, gravaram seus programas durante o evento. Além disso, palestrantes de diferentes países ministraram atividades formativas durante a Jornada.

Nesta sexta-feira, 26, também foi assinado convênio inédito de intercooperação internacional com Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela para intercâmbio de professores, publicações e experiências com a instituição angolana. “São instituições novas no continente africano. Convidei para assinarem o convênio durante a Jornada porque essas universidades são uma resposta para seus povos, então espero que encontrem aqui uma referência. Queria que eles pudessem ver e sentir a universidade em todo o seu dinamismo. Isso abre horizontes do que é possível fazer para a população nas próximas gerações”, ressalta o reitor.

Jornada

Iniciativa da PUC Goiás e da Arquidiocese de Goiânia, a Jornada da Cidadania termina neste sábado, 27, com serviços oferecidos pelo Vapt Vupt e programação de cultura e lazer, como visitação ao Memorial do Cerrado e as atividades do Parque da Criança, além do casamento comunitário.