Jogos Universitários são abertos oficialmente

Nem apitou, mas já começou. A sexta edição dos Jogos Universitários da PUC Goiás foi aberta com os gritos das Atléticas e em ritmo da torcida, na noite desta terça-feira, 25, no Teatro PUC do Câmpus V. Os atletas veteranos e estreantes se uniram para dar abertura ao maior evento esportivo universitário de Goiás, que será realizado em três etapas já a partir deste final de semana, envolvendo mais de 800 competidores com disputas em nove modalidades.

Na noite de abertura, todas as atléticas desfilaram seus brasões e foram motivadas a participar de forma integral do evento. As competições serão nas modalidades de atletismo, natação, basquetebol, peteca, futebol society, futsal, voleibol, handebol e xadrez. O evento foi comandado pelo reitor da PUC Goiás, professor Wolmir Amado e pela pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, Márcia Alencar.

“Existe um envolvimento dos alunos”, explicou a professora Márcia. Segundo ela, o principal objetivo do evento que tem participantes de 30 cursos da graduação é tornar a identidade PUC um diferencial dos estudantes. “Além disso, o esporte é um instrumento de integração e de promoção do convívio saudável e respeitoso”, afirmou a pró-reitora, lembrando o compromisso da instituição com o bem-estar e com a juventude.

O projeto, retomado em 2014, tem como parceiros fundamentais os estudantes a partir do trabalho de mobilização, inscrição e apoio na organização. Segundo o coordenador geral do evento, Paulo Prudente, que é assessor de Esportes da Proex, mais de duas mil pessoas devem marcar presença no Complexo Esportivo, entre atletas e torcedores. Todos os jogos serão arbitrados por equipe independente. E os resultados vão consagrar um novo campeão geral da PUC Goiás.

A disputa acirrada tem como destaque a Atlética Primada, do curso de Direito, que busca o pentacampeonato. Segundo o presidente da Associação, Caio Garcia, a expectativa é grande para a competição, mas para o evento também. “Nossa meta é provarmos nossa organização e como podemos contribuir com um lado mais divertido e mais saudável desta fase das nossas vidas”, conta Caio. A delegação do Direito tem mais de 100 atletas inscritos.

Carol Torquato, do curso de Matemática, integra a Atlética Radioativa e é estreante nos jogos. “Eu acredito que os jogos ajudam na integração, já que muitos estudam em lugares diferentes. Conhecemos mais a universidade”, explica ela, que está inscrita nas modalidades voleibol e handebol.

Os Jogos proporcionam ainda a Disputa Solidária, onde cada Atlética deverá fazer a doação de alimentos não perecíveis, que posteriormente serão distribuídos para entidades filantrópicas.

Os Jogos

As etapas dos Jogos Universitários serão nos dias 27 e 28 de abril, nos dias 18 e 19 de maio e a etapa final nos dias 24, 25 e 26 de maio, com as disputas ocorrendo no Complexo Poliesportivo do Câmpus II, no Jardim Mariliza.

O evento é realizado pela PUC Goiás e organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), pela Liga das Atléticas, com a coordenação da Assessoria de Esportes da Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (Proex). Mais informações pelo fone: 3946-1060

Fotos: Ana Paula Abrão