Jogos Universitários da PUC Goiás terminam neste último dia de Jornada

Experiência consolidada, os Jogos Universitários da PUC Goiás (JUPUC) terminam hoje, no último dia da Jornada da Cidadania 2018. As finais das modalidades coletivas [basquetebol, futebol society, futsal, handebol e voleibol] e individuais [atletismo, natação e xadrez] estão em andamento até às 18 horas, no Complexo Poliesportivo do Câmpus II, no Jardim Mariliza.

Pela primeira vez, a competição, que já é a maior do Centro-Oeste entre as iniciativas universitárias, ocorreu em dois momentos do mês: a primeira fase, organizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), nos dias 6, 12 e 13 de maio, e as quartas de final, semifinais e finais, organizadas pela universidade e realizadas nesses três dias de Jornada.

“Nosso objetivo maior é a integração dos alunos, perceber o esporte na formação acadêmica integral. Mesmo com o novo formato, o nível técnico dos atletas tem se mantido muito bom”, explica o assessor de Esportes da universidade e coordenador-geral dos JUPUC, professor Paulo Prudente.

Outra novidade desta edição é a restrição no número de modalidades para cada atleta participante. Cada um pôde se inscriver em até três modalidades coletivas. “Temos notado menos intercorrências de lesões entre os competidores”, analisa o coordenador.

Foto: Jota Junior

Competindo pela primeira vez nas categorias de atletismo após a mudança de formato, o acadêmico de Direito e diretor de futebol da Atlética Primata, Victor Adão, 22, se surpreendeu com os resultados. Conseguiu as medalhas de prata (1.500) e bronze (100 metros) nas corridas individuais. “Acabei me interessando no atletismo para ajudar a minha atlética. Descobri que posso me destacar se treinar mais”, brincou, pouco antes de descobrir que sua equipe tinha conquistado o primeiro lugar na modalidade. “Foi um divisor de águas para mim. Pode ser que me dedique até a competições profissionais em atletismo”, considera.

Na internet, os resultados de todas as modalidades podem ser conferidos clicando aqui. Os JUPUC são organizados conjuntamente pela universidade por meio da Assessoria de Esportes da Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Universitário, da coordenação do curso de Educação Física, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e da Liga das Atléticas. Ao todo, 26 atléticas, que agregam 32 cursos, participam das competições, com cerca de 900 alunos atletas.