Colóquio aborda interdisciplinaridade e cultura visual na formação

Foi iniciada na noite desta sexta-feira, 12, a primeira edição do Colóquio Interdisciplinaridade e Cultura Visual: imagens provocadoras de conhecimento, realizado no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades. Reunindo alunos, professores e gestores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da PUC Goiás, o evento foi organizado pelos subprojetos de História e Interdisciplinar de Pedagogia.

Coordenadora da ação e do Projeto Interdisciplinar de Pedagogia, a professora Adriane Camilo destacou a participação dos 14 bolsistas do subprojeto para a realização do evento, em todos os seus detalhes. “Os bolsistas estão envolvidos em todo o processo, desde o planejamento, o cerimonial, a exposição de fotos que foi pensada. Não é um trabalho de docentes. É resultado do esforço de uma equipe integrada”, garante.

Sobre a interdisciplinaridade proposta pela ação, a coordenadora acredita ser fundamental na formação do sujeito integral e, portanto, dos educadores. “O interdisciplinar pensa o sujeito como um sujeito integral. A fotografia e o cinema perpassam a nossa vida de diversas maneiras”.

Cultura visual

Para trazer diferentes olhares sobre o tema, o evento contou com mesa-redonda mediada pela professora Adriane Camilo e com falas da professora Rita Márcia Furtado, da Universidade Federal de Goiás, e do professor Leandro Menezes, coordenador Pibid do subprojeto de História da PUC Goiás.

“O objetivo é pensar de que modo as imagens podem aulixiar nessa formação, contribuir também na própria formação do professor em um cenário de culto excessivo às imagens. O alto fluxo imagético que temos hoje em dia é algo que faz com que a gente se dedique cada vez menos à análise delas”, pontuou Leandro. “As imagens estão presentes durante todo o nosso dia, de forma mecânica [por meio de representações como a fotografia e o cinema, por exemplo] e como parte da nossa própria subjetividade”, acrescentou a professora Rita Furtado.

Licenciaturas

Para o evento, além dos alunos bolsistas dos dois subprojetos, são esperados, nos dois dias de programação, bolsistas ligados aos 11 subprojetos do Pibid/PUC Goiás e alunos de outros cursos interessados na temática. “Nós acreditamos que trabalhar com a cultura é fundamental para a formação humana e estética dos nossos alunos”, explica a coordenadora institucional do Pibid/PUC Goiás, professora Marcilene Pelegrine Gomes.

Atualmente, o Pibid envolve 320 acadêmicos de cursos de licenciatura da PUC Goiás, além de 22 professores da universidade e outros 62 professores de escolas da rede pública.

Segundo dia

Gratuita, a programação do evento continua neste sábado, 13. Confira:

SÁBADO
8h – 10 horas – Workshop Cinema autoral, cinema de gênero e o ofício do historiador: as narrativas audiovisuais populares como objetos da História
Ms. César Henrique Guazzelli e Sousa (Doutorando em História / UFG)
10h15 – 12 horas – Workshop ministrados por artistas (20 vagas cada, prioridade pibidianos) – 3 grupos
· Fotografias com celular, com a professora e produtora cultural Sabrina Carrijo Pessoa
· Colagem, com a designer gráfica Beatriz Perini
· Mediação do Olhar, com o professor e artista plástico Gilson Andrade
8h – 12 horas – Mostra imagética – (exposição de imagens que marcaram e marcam história)

Local: Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades

Inscrições no local