Instituição recebe conferência municipal de igualdade racial
A PUC Goiás recebe a partir desta sexta-feira, 27, a IV Conferência Municipal de Igualdade Racial. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) e vai até o sábado, 28, na Área 2 da PUC Goiás. A universidade, por meio do Programa de Estudos e Extensão Afro-brasileiro (Proafro), integra a organização da conferência. No primeiro dia, a programação começa às 19h30. No segundo, vai das 08h às 12 horas.
Com o tema Goiânia na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento e o lema, Juntos por uma cidade sem racismo, a conferência vai estabelecer diretrizes e avaliação da implementação de políticas públicas para promoção da igualdade racial e enfrentamento à discriminação em razão de raça, cor, etnia, religião e origem, em âmbito municipal.
O secretário de Direitos Humanos, Filemon Pereira, lembra que Goiânia é uma cidade multirracial, fruto de intensa migração de pessoas de diversas origens étnicas. “Esse fato contribuiu para que a cidade tenha uma população miscigenada, composta predominantemente por negros e pardos. Por isso a importância de discutir e promover políticas públicas da área”, destaca.
Para o superintendente municipal de Igualdade Racial, Marco Antônio, a conferência será um espaço de debate, avaliação e proposição de ações políticas que visam à melhoria da vida da população. “A iniciativa vai deliberar estratégias de promoção da igualdade racial e enfrentamento ao racismo. Dessa forma, vamos garantir a participação da sociedade nas atividades de planejamento, monitoramento e avaliação das políticas públicas”.
(Com informações da Secretaria de Comunicação da prefeitura de Goiânia)