II Jornada Odontológica da PUC Goiás: Ciência, Estética e Inovação
Começou nesta quarta-feira, no Teatro do Câmpus V, a II Jornada Odontológica da PUC Goiás. Com foco em ciência e odontologia baseada em evidências, o evento reúne estudantes, professores e especialistas para discutir os avanços da área. A palestra de abertura, intitulada “Odontologia Estética e Reabilitação Oral”, foi ministrada por Rafael Decurcio, coordenador do Curso Latino-americano de Especialização em Dentística da ABO-GO. A jornada se estende até quinta-feira, com programação diversificada, incluindo palestras, apresentações culturais e atividades sociais.
Para a coordenadora do curso de Odontologia da PUC Goiás, professora Carolina Kellen Matias, a jornada reforça o compromisso com a odontologia científica. “Estamos apresentando 100 pôsteres dos 800 do congresso de ciência e tecnologia, responsáveis por mais de 10% da produção do evento. Queremos incentivar nossos estudantes desde cedo na produção científica, mas também imbuí-los de valores como a solidariedade”, destaca a professora, referindo-se à arrecadação de alimentos durante o evento.
O palestrante Rafael Decurcio ressaltou a importância de uma formação ética para os futuros profissionais: “Espero contribuir para que esses estudantes saiam da faculdade com uma visão mais ética e princípios morais rígidos na oferta de tratamentos estéticos, que têm impactado tanto a sociedade”, afirmou.
A estudante Ana Júlia Emos, do 4º período de Odontologia, celebrou a importância da jornada: “Estudar odontologia é um privilégio. Trazer de volta o sorriso das pessoas é gratificante. A jornada nos dá a chance de aprender com especialistas de todo o Brasil, além de ampliar nosso networking.”
Ciência e Inovação no centro do debate
Na abertura do evento, a reitora da PUC Goiás, professora Olga Ronchi, destacou a relevância do congresso e da ciência na formação dos estudantes. “A odontologia é um campo de pesquisa de ponta, com experimentos promissores, como a criação de dentes naturais através da genética. A PUC Goiás segue firme no compromisso com a ciência, reafirmando seu papel na formação de profissionais capazes de contribuir com a saúde pública e individual”, disse a reitora.
O evento faz parte do Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUC Goiás, que, nesta edição, já registrou mais de 12 mil acessos simultâneos, reafirmando o sucesso do encontro acadêmico. Também participaram da abertura a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Priscila Valverde, a pró-reitora de Graduação, Sonia Margarida Gomes, e a diretora da Escola de Ciências Médicas e da Vida, Vanusa Uzier Leite.