IGPA promove Semana dos Povos Indígenas com foco em emergência climática e saberes ancestrais

O Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA) da PUC Goiás e parceiros realizam, de 22 a 25 de abril, a Semana dos Povos Indígenas 2025, que neste ano discute a temática Saberes Indígenas, Antropoceno e Emergência Climática. O evento será em formato híbrido, com atividades presenciais e on-line, e busca ampliar o diálogo entre o conhecimento ancestral dos povos originários e os desafios contemporâneos das mudanças climáticas.
A edição deste ano ganha ainda mais relevância por acontecer em um contexto de mobilização global em torno da COP 30, que será realizada no Brasil em 2025. De acordo com a organização do evento, a Semana dos Povos Indígenas é um chamado à reflexão sobre as interseções entre conhecimento tradicional, transformações socioambientais e justiça climática.
A programação conta com apresentações de comunicações orais, mesas-redondas, exposições e rodas de conversa, reunindo docentes, pesquisadores, estudantes e lideranças indígenas. Os encontros pretendem refletir sobre o papel das comunidades tradicionais na formulação de estratégias de adaptação e mitigação frente à crise climática global.
O solenidade de abertura será no dia 22 de abril, às 19 horas, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), com uma vídeo homenagem ao cacique Ãwa Trumak, e o encerramento será no dia 25 de abril, com a conferência Protagonismo Indígena na Política, que reunirá lideranças indígenas na EFPH, das 19h às 22 horas, para discutir os desafios e conquistas na ocupação de espaços de decisão e representação institucional.
O evento conta com a parceria da UFU, Prefeitura de Quirinópolis, Curso de História/ Quirinópolis, UFCAT, UFMS, Secretaria de Inclusão, NTFSI, Comitê de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno, PPGeo/UFG, Comitê de Lutas Galdino Pataxó Hã-Hã-Hãe, TECCER e ITS/Proex/PUC Goiás.
Inscrições e certificação
A participação na Semana dos Povos Indígenas é gratuita, mas os interessados devem realizar inscrição prévia na página de eventos da PUC Goiás. Como não haverá inscrição geral para o evento, cada atividade requer inscrição específica.
Estudantes da universidade receberão certificados de horas complementares, de acordo com a participação e registro de frequência nas atividades escolhidas. O certificado será disponibilizado posteriormente ao participante na mesma página onde efetuou seu cadastro.
Acesse aqui a programação completa.