IGPA produzirá documentário sobre grupo indígena

O Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA) da PUC Goiás vai produzir documentário sobre o grupo indígena Paiter Suruí, abordando a história e a situação atual da comunidade. O projeto A Coleção Jesco Puttkamer sob o olhar dos Paiter Suruí foi  aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (Goyazes), da Secretaria de Estado de Cultura e Esporte (Seduce).  A autoria é da profa. dra. Marlene Ossami, pesquisadora do instituto.

Além de falar do presente deste grupo indígena, o filme fará um resgate da memória registrada em fotos, diários de campo, sons em fita magnéticas de ¾ polegada que constam no Acervo Jesco Puttkamer.

O projeto acompanha a participação dos indígenas Paiter Suruí e os resultados do trabalho das Ações Educativas de Qualificação apoiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) relativas a Coleção Jesco Puttkamer.

Este material está sob guarda, manutenção e divulgação da universidade, do IGPA e do Centro Cultural que leva o nome do documentarista, cinegrafista e fotógrafo que dedicou grande parte da sua vida à produção audiovisual obre os indígenas brasileiros.

O documentário procura mostrar que a qualificação das informações contidas nas imagens permitiu trazer de volta um evento passado, guardado por mais de 40 anos, possibilitando o resgate e o reforço de elementos culturais deste povo na atualidade.

(Com informações do IGPA)