Homenagens marcam 76 anos da Enfermagem

O curso de Enfermagem da Escola de Ciências Sociais e da Saúde da PUC Goiás comemorou nesta sexta-feira, 19, seus 76 anos de história, durante o último dia do 4º Congresso de Ciência e Tecnologia da universidade.

A solenidade, realizada no auditório da Área 4, contou com homenagens a professores que lutaram pelo reconhecimento da profissão, entre eles, a pró-reitora e Pós-Graduação e Pesquisa, professora dra. Milca Severino. “Fiquei feliz e honrada. Já são 43 anos me dedicando à Enfermagem, como profissional, pesquisadora e professora”, frisou.

Entre gritos e aplausos do auditório lotado, os docentes e discentes relembraram a história do curso desde seu surgimento, em 1942, até a nota máxima (5) atribuída pelo Ministério da Educação, em 2017. “Foi o primeiro curso da área da saúde criado em Goiânia”, lembrou a coordenadora do bacharelado, professora Vanusa Claudete.

Ao aniversário, integrou também a jornada científica do curso no Congresso, reafirmando a participação dos acadêmicos da Enfermagem no maior evento de promoção científica da universidade. “O número de voluntários do curso foi o maior entre todas as graduações, isso sem falar na quantidade de apresentações e eventos. Temos alunos muito especiais”, frisou.

Também elogiando o corpo acadêmico, a pró-reitora de Graduação, professora Sonia Margarida Gomes Sousa quis, em sua fala, incentivar o corpo de alunos para a educação integral. “Uma nota [máxima, no MEC] não é conquistada aleatoriamente. É por isso que o curso de Enfermagem é uma referência para todos os nossos cursos”.

O evento também contou, pelo segundo ano, com um documentário produzido coletivamente.