Homenagens e mostra celebram 75 anos da Enfermagem

Primeiro curso da área de saúde do Centro-Oeste, a graduação em Enfermagem da PUC Goiás celebra seus 75 anos no dia 20 de outubro, durante a programação do III Congresso de Ciência e Tecnologia da universidade. A partir das 08 horas, no Auditório da Área 4, haverá a exibição de um documentário sobre a trajetória da graduação, criada em 1943. A coordenadora do curso, profa. Vanusa Claudete Usier, explica que o registro da história do curso foi uma iniciativa dos calouros.

Também estão previstas apresentações culturais e serão realizadas homenagens a funcionários, a ex-professores que contribuíram para o desenvolvimento do curso, para representantes de instituições que recebem os alunos, como as ligadas às secretárias de Saúde de Goiás e de Goiânia; e à Santa Casa de Misericórdia, além de hospitais particulares. “Eles são fundamentais para o curso, pois recebem os alunos desde o primeiro período até o último”, diz a coordenadora, referindo-se à metodologia ativa adotada pela graduação.

As atividades desenvolvidas nessas instituições, aliás, são o foco da segunda parte da programação, realizada no Hall da Área 4, a partir das 14 horas. A Mostra da Atividade Integradora terá cerca de 20 trabalhos, relatos de experiência do trabalho desenvolvido pelos estudantes. “Todo semestre, ao chegar a uma instituição, eles fazem uma observação, o levantamento de problemas, partem para a pesquisa teórica e, ao final, propõe soluções”, enumera.

Em seus 75 anos, o curso de Enfermagem diplomou mais de cinco mil profissionais. “São pessoas formadas para atuar em Goiás, no Brasil e no mundo. A PUC Goiás é pioneira e tem um projeto pedagógico inovador, em consonância com os da Europa e da América Latina, o que com a internacionalização da universidade abre portas no mercado de trabalho”, ressalta.