Grupos de arte e cultura promovem ação de solidariedade

Uma iniciativa solidária mobilizou os estudantes voluntários da Coordenação de Arte e Cultura (CAC/Proex) da PUC Goiás neste semestre. Durante os espetáculos gratuitos abertos à comunidade, os grupos artísticos arrecadaram mais de 500 itens de higiene e limpeza, que foram doados nesta quarta-feira, 11, ao Abrigo Dom Fernando Gomes dos Santos, situado em Aparecida de Goiânia.

Para a coordenadora de Arte e Cultura da universidade, Beth Barros, a iniciativa de mesclar arte e cidadania favorece o estudante e, também, a plateia. Por meio das oficinas culturais ou dos grupos de criação da CAC, o aluno melhora sua desenvoltura, supera a timidez, desenvolve a sensibilidade e sua conexão com os outros.

“É um trabalho extremamente importante, porque as artes lidam com as emoções e nosso objetivo é ampliar os valores humanos. Isso qualifica, de forma exponencial, as ações de arte e cultura realizadas na universidade, porque o estudante percebe que seu desempenho alcança muitas pessoas”, analisa.

A expetativa, segundo a gestora, é que, além das doações, os grupos possam apresentar espetáculos gratuitos em abrigos e instituições filantrópicas locais, de forma a promover o acesso das camadas mais vulneráveis da população à cultura. As campanhas são realizadas todos os semestres e instituições como Vila São Cottolengo, Santa Casa de Misericórdia de Goiânia e Escola e Creche Santa Úrsula já foram beneficiadas pelas ações solidárias.

O Abrigo Dom Fernando, beneficiado nesta ação da CAC, funciona nos termos do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). O local atende crianças e adolescentes, em caráter provisório, sobretudo, vítimas de maus tratos, exploração, abuso, crueldade, opressão e abandono. Interessados (as) em colaborar com doações ou voluntariado podem entrar em contato pelo telefone: (62) 3545- 6031.