Grupo de estudos promove seminário de pesquisa sobre infância e adolescência

O Grupo de Estudos Infância, Adolescência e Políticas Públicas realiza nesta quarta-feira, 29, seu primeiro Seminário de Pesquisa, na sala 406 G da Área 1, no Setor Leste Universitário.

A programação, iniciada às 16 horas, segue até 21 horas com a apresentação de trabalhos de participantes de Iniciação Científica (IC), além da transmissão de vídeo sobre o desenvolvimento na adolescência, seguida de debate.

Graduanda do curso de Serviço Social e pesquisadora integrante do grupo desde sua criação, há dois anos, Gleicy Lenes de Carvalho considera o grupo de pesquisa como um dos grandes responsáveis pela nota 10 que recebeu pelo trabralho de conclusão de curso apresentado no último dia 23. “Ingressei no grupo porque queria trabalhar o tema na minha monografia e realmente foi uma grande contribuição. Fizemos muitas leituras e acabei sendo iniciada mais cedo na pesquisa, se comparada aos outros alunos”, explica.

Com o título A política de atendimento a adolescentes na existência social: entre direitos adquiridos e direitos ameaçados, sua pesquisa, que resultou em seu TCC, foi apresentada aos colegas. Nela, a estudante entrevistou 19 adolescentes, seus familiares e profissionais de Centros de Refêrencia de Assistência Social (Cras) e Núcleos de Assistência Social (Nas) da região Leste de Goiânia.

“A partir das entrevistas com os pais, os adolescentes e os profissionais de assistência eu pude analisar que os direitos descritos no ECA não chegam a essa parcela da população”, diz. A pesquisadora indica que atividades são desenvolvidas nos Cras e Nas, mas as ações isoladas não solucionam os problemas sociais enfrentados pelos adolescentes, como falta de acesso à cultura e ao lazer, por exemplo.

Encontros semanais

Ligado ao curso de Serviço Social e ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, ambos da Escola de Ciências Sociais e da Saúde da PUC Goiás, o grupo integra alunos, egressos e pesquisadores ligados ao Serviço Social e áreas correlatas.

Professora responsável pela atividade, Denise Carmen Andrade Neves explica que o grupo tem, em sua maioria, alunos e pesquisadores do Serviço Social, mas é aberto a qualquer acadêmico que se interesse pela temática. “Trabalhamos muito com a formação dos participantes”.

O seminário é a penúltima atividade do grupo neste semestre. Os participantes retornam em dezembro para um balanço. As atividades serão retomadas no início do próximo semestre, com encontros semanais e abertos a interessados.

Fotos: Wagmar Alves