Grupo de estudos debate método de alfabetização

O grupo de estudos Educação popular, cultura popular e alfabetização de jovens e adultos, do Programa Educação e Cidadania (PEC) da PUC Goiás debateu na tarde desta segunda-feira, 26, o método de alfabetização desenvolvido pelo educador Paulo Freire. Voluntárias do programa que atuam no curso de alfabetização realizado pela universidade acompanharam um vídeo sobre o assunto e, depois, fizeram uma discussão sobre o tema.

Comandada pela professora titular Patrícia Marcelina Loures e pelo professor Adilson Alves, membro do PEC, a atividade reuniu alunos da Pedagogia e de Enfermagem, na Sala 111, da Escola de Formação de Professores e Humanidades, no Setor Leste Universitário. Os encontros são semanais e abertos à comunidade geral e acadêmica.

De acordo com a professora titular, a ideia é tornar o encontro um momento de aprofundamento teórico para as alunas, que já conhecem na prática as demandas dos alfabetizandos. São realizados debates por meio de vídeos e da leitura da obra do educador Paulo Freire, além do trabalho de outros pesquisadores que se debruçaram sobre sua obra.

O prof. Adilson Alves ressalta que o método desenvolvido por Paulo Freire é inovador porque alfabetiza e, ao mesmo, ajuda a desenvolver a consciência política nos alfabetizandos. “Ele promovia uma discussão com os alunos e observava as palavras que eles mais diziam. São as chamadas palavras geradoras, que faziam sentido para a vida deles. Essas palavras eram desdobradas em temas geradores”, resume. O método foi utilizado para alfabetizar cerca de 300 cortadores de cana no Rio Grande do Norte, na década de 1960.

Inscrições

Criado em 2015, o curso de alfabetização da universidade está com inscrições abertas para novos alunos durante todo o ano. De acordo com a profa. Patrícia, a ideia é dar aos alunos a oportunidade de ter acesso ao ensino. Mais informações sobre o curso e matrículas pelo telefone 3946-1175 ou pelo e-mail pec.pucgoias@gmail.com.