Gestores se reúnem para planejar 2024/2
A PUC Goiás realizou nesta segunda-feira, 5 de agosto, a tradicional Reunião de Gestores que inicia os trabalhos da 55ª Semana de Integração Acadêmica e de Planejamento. Com a participação de toda a reitoria, dos diretores das escolas e dos coordenadores dos cursos, o evento realizado na Área 4 teve como foco a missão dos educadores neste novo semestre. Nesta edição, a SIAP que será realizada até o dia 7 de agosto terá como tema central 20 anos do Sistema de Avaliação da Educação Superior (Sinaes): conquistas e desafios. Cada Escola tem sua própria programação, disponível aqui.
A professora Olga Izilda Ronchi abriu a reunião falando sobres os desafios de 2024/2 para a PUC Goiás e do papel da universidade e da comunidade acadêmica na sociedade. “Educadores, somos peregrinos da esperança. Aproxima-se o ano de 2025, marcado pelo Jubileu. A bula papal nos convoca ao tema da esperança, lembrando que ‘A Esperança não decepciona’. Vivemos um tempo de reflexão, oração e ação diante das guerras, da pobreza, das doenças e das questões ambientais. Nossa missão é ser faróis de esperança e agentes de transformação, inspirando nossos estudantes a lutar por um futuro mais justo e solidário.” Sua fala foi seguida pela bênção do padre Gester, da Paróquia Universitária São João Evangelista.
Na sequência, as pró-reitorias de Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa e Administração apresentaram o planejamento para o novo semestre. Também foi realizado uma apresentação específica da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional sobre 2024/2 nas Escolas. De acordo com a professora Sônia Margarida Gomes de Souza, pró-reitora de Graduação da universidade, a reunião de gestores é um momento importante na retomada para o alinhamento das estratégias usadas no segundo semestre de 2024. “Nós estamos agora iniciando a 55ª edição da semana de integração acadêmica e planejamento. Então, desde 1996, ininterruptamente, a universidade se organiza, se prepara para receber os estudantes”, explica a profa. Sônia. A partir da quinta-feira, 8, os calouros começam o semestre letivo e, na segunda-feira, 12, todos os estudantes retomam as atividades acadêmicas.
Professora Sônia ressaltou a programação deste novo semestre, com destaque para a realização do Congresso de Ciência e Tecnologia. “A nossa comunidade é muito rica, muito potente, então os cursos, as escolas propõem atividades diversas e, ao longo do semestre, teremos aulas inaugurais, eventos diversos, congressos de outras naturezas. E o mais importante, que é o cotidiano também, os estudantes. Ela reforçou junto aos gestores a missão de manter a excelência do ensino, seja da graduação, seja da pós-graduação.
Para começar o semestre, a universidade foi preparada para receber os estudantes. Segundo o pró-reitor de Administração, Daniel Barbosa, a PUC ampliou os espaços de convivência para estudantes e estacionamento para os professores e os funcionários. Também contará já neste semestre com a Clínica Odontológica, em funcionamento no Câmpus II e novas salas de metodologias ativas. “Estamos procurando melhorar as condições de oferta dos cursos na parte da infraestrutura, além de toda a dedicação e qualificação dos professores.” Entre as mudanças está o funcionamento de 9 usinas fotovoltaicas, que geram energia limpa e economia para a universidade. Duas novas serão colocadas em funcionamento também neste semestre, segundo o pró-reitor.
Participantes da reunião, os gestores receberam da Reitoria a missão de garantir a qualidade do ensino e de inovar nos processos de planejamento junto aos docentes. Diretora da Escola Politécnica, Miriam Gusmão, falou da importância da SIAP para o retorno às atividades acadêmicas. “Essa semana é fundamental para a gente esquentar, planejar. E voltar com força total. Planejamento é muito importante, porque são com as pequenas ações que a gente faz grandes conquistas. Também é uma semana de integração, de acolhimento e de troca de ideias, um diferencial da nossa universidade.”
Fotos: Wagmar Alves