Geografia mobiliza acadêmicos em iniciativa sobre violência contra a mulher

A Mostra Geográfica Violência da Mulher, realizada no Hall da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) da PUC Goiás na noite desta quinta-feira, 4, marcou o lançamento da segunda edição do Mapeando Sorrisos. Iniciativa do Centro Acadêmico João Alves de Castro, do curso de Geografia da universidade, a ação vai receber, ao longo do mês, roupas, produtos de higiene e alimentos não perecíveis que serão levados ao Centro de Valorização da Mulher (Cevam). As doações podem ser feitas na sede da Escola, no Setor Leste Universitário.  A entrega será no dia 21 de outubro, durante visita e programação especial no Cevam.

Com pinturas em aquarela retratando o feminino e uma reflexão sobre o empoderamento, o evento movimento alunos, professores e funcionários da Escola. No chão, pegadas levavam a dois caminhos: um de empoderamento da mulher, em que frases machistas foram desmitificadas; outro em que atitudes como o preconceito e o machismo levam ao feminicídio.

Da graduação à extensão

Presidente do Centro Acadêmico, o estudante Luan Victor, 26 anos, explica que a ideia foi trabalhar o tema da violência, repetindo o formato de 2016. Na primeira edição do Mapeando Sorrisos, no ano passado, quase 300 brinquedos foram arrecadados e doados a crianças de um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) de Trindade.

“Hoje, propusemos uma movimentação aqui na entrada (da Escola) para chamar a atenção de todos para que possam contribuir com a campanha. O Mapeando Sorrisos se tornou um projeto de extensão”, explica, citando pesquisas sobre a temática da edição atual e a interação com sociedade.

Para a entrega das doações ao Cevam, está sendo preparada uma programação especial, com foco nas crianças abrigadas pela entidade. “Estamos evoluindo academicamente e humanisticamente com esse trabalho”, frisa ele, que cursa o quarto período.

A aluna do terceiro período do curso de Geografia e tesoureira do CA, Maria José da Silva Gomes Pires, 40, lembra que a discriminação contra a mulher está no dia a dia das pessoas por meio de frases como “Mulher no volante perigo constante”. Para ela, “a mostra é uma influencia para mudar o jeito de pensar sobre a mulher.”

Incentivo

A Mostra e o Mapeando Sorrisos têm o apoio da coordenação do curso de Geografia. A profa. Nicali Bleyer, ressalta o papel da iniciativa para formação humana dos alunos. “Há uma interação com a comunidade, um fortalecimento com os vínculos internos e uma discussão temática, com uma formação mais humana a partir de um tema social”, diz.

(Com a colaboração de Patrick Wallison, estagiário de Jornalismo da Dicom)

Fotos: Wagmar Alves