Gastronomia promove palestra sobre cafés especiais

Dando continuidade à programação de sua 5ª Semana de Integração, o curso de Gastronomia da Escola de Ciências Sociais e da Saúde (ECISS) recebeu na noite de ontem, 11, o barista, empresário e professor Pablo Jaime, da Speciale Café, para um bate-papo com estudantes e egressos sobre o mundo do café especial. Cerca de 40 pessoas participaram do evento, que foi realizado no laboratório do curso, na Área 4.

Além de apresentar as melhores técnicas e dicas para um bom preparo da bebida e seus diversos tipos de grãos e de torra, o professor-barista frisou o outro lado do café, para além da técnica. “A palavra café é muito grande, remete a muita coisa. Café não é só bebida, é história, política, economia”, frisou. “Podemos falar tanto de técnica, da ciência do café, quanto do subjetivo, do singular”, lembrou.

Atento na plateia, o calouro Maurício Dias Gondim, 41, se mostrou curioso e ansioso pelo momento de troca de conhecimento. Apreciador do café, ele viu com surpresa o tema incluso na semana de discussões logo no início das aulas. Ele quer desenvolver habilidades para o domínio de bebidas no futuro, mas confessa ter pensado que não teria essa oportunidade durante o curso. “Foi uma surpresa muito boa porque me interesso muito em café, em todos os sentidos. Quero muito aprender mais sobre drinks, vinho e café”, explicou.

A tendência sobre bebidas como o café e o gin foi observada pela coordenação do curso em conjunto com o colegiado e professores e trazido para o debate logo nos primeiros dias de aula. A intenção é que temas “frescos” do mercado entrem sempre nesse tipo de evento ofertado gratuitamente para os estudantes, complementando a formação científica, acadêmica e técnica do dia a dia em sala de aula. “Cada semana de integração é única. Vamos muito pelo que o mercado está nos mostrando. É o tipo de evento que montamos para abrir caminhos, horizontes, para que seja o despertar para várias coisas que estão acontecendo no mundo da gastronomia”, explica a coordenadora Cristiane Souza.

Fotos: Ana Paula Abrão