Futuro profissional: hora de escolher!

Momento importante para mais de 500 alunos do Ensino Médio em Goiânia: de hoje, 1º de abril, até sexta-feira, 5 de abril, o Colégio Visão recebe professores da PUC Goiás para falar sobre escolha de futuros profissionais, com foco em escolhas não tradicionais.

O bate-papo será realizado pelas escolas da universidade, que vão visitar os alunos e apresentar as possibilidades de atuação profissional de cada área. E, no último dia, a universidade realiza a Feira de Profissões com apresentação de experiências de três cursos da instituição.

No primeiro dia, a Escola de Ciências Exatas e Computação e a Escola de Engenharia apresentaram os cursos de Ciências da Computação, Engenharia da Computação e Engenharia Civil. Os alunos ouviram dos profissionais presentes possibilidades e caminhos percorridos por quem escolheu a área de Exatas.

O professor Arlindo Galvão, egresso e professor do curso de Engenharia de Computação, falou sobre os desafios de quem escolhe a profissão. Do amor pelos jogos, ele escolheu o curso na PUC Goiás e ainda teve um segundo tempo no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Hoje na universidade, investe em pesquisa e trabalha com todas as áreas. “Resolvemos os problemas de outras áreas a partir do desenvolvimento de novas tecnologias”, explicou ele, apresentando os resultados de uma pesquisa que mapeia o tecido cancerígeno.

Goiás atualmente é uma referência na área de Inteligência Artificial e fornece soluções para empresas/instituições como Fiocruz e Unimed São Paulo. Além disso, já exportou talentos até para a NASA. “O caminho é longo, mas nosso objetivo aqui é ajudar a decidir e a escolher de forma mais acertada”, explicou o professor Alexandre Ribeiro, coordenador de Admissão Discente.

A palestra trouxe mais informações para o jovem Tarik Salles Paiva, 15 anos, que ainda está no 1º ano do Ensino Médio. Ele planeja estudar Ciências da Computação e desenvolver softwares. “Acredito que a tecnologia precisa de mais incentivo no Brasil e que estudar pode fazer a diferença”. Mas como só fará o processo seletivo a partir de 2021, ele decidiu ouvir as outras palestras e conhecer mais sobre o mercado de trabalho.

Segundo a coordenadora de Eventos do Colégio Visão, Isabel Naciff, o objetivo é ampliar as perspectivas de futuro dos estudantes da escola, em um momento de muitas dúvidas e possibilidades de escolhas. “É importante eles conhecerem o que cada curso pode oferecer para ter mais informações estratégicas na hora de se decidir por uma graduação”, explicou ela.

A Feira de Profissões, no Colégio Visão, está sendo realizada a convite da escola. Segundo a professora Telma Perini, da CAD, a instituição abriu espaço para receber todas as escolas da universidade, que vão se revezar durante as palestra. Na sexta, será vez da prática. O curso de Ciências Aeronáuticas realizará simulação de vôo, o Direito terá um Tribunal e o curso de Física vai realizar uma experiência com os alunos.

Fotos: Weslley Cruz