Funcionários com 35 anos de casa recebem homenagem da PUC Goiás

Um momento de homenagem às personalidades que dedicam mais da metade das suas vidas à PUC Goiás. Como parte da programação alusiva ao Jubileu de Diamante da universidade, 15 funcionários docentes e administrativos receberam certificados de honra ao mérito pelos 35 anos de trabalho dedicados à PUC Goiás. A solenidade, presidida pelo reitor Wolmir Amado, ocorreu na manhã desta terça-feira, 22, no Plenário da Reitoria (Área 4), e reuniu gestores, professores e familiares dos homenageados e homenageadas.

“Esta casa é a extensão do lar de muitas pessoas que aqui se formaram, graduaram seus filhos e alguns com os netos batendo à porta da PUC. Um dia de júbilo, alegria, celebração e de parabéns para esses funcionários, professores, suas famílias e também para a PUC que tem a alegria de contar com pessoas tão valiosas que fazem a história desta instituição ao longo dos anos”, pontuou a vice-reitora Olga Ronchi.

A reflexão da gestora vai ao encontro dos testemunhos dos homenageados que, além de edificarem suas próprias vidas na instituição, também, por meio do trabalho, lançaram as sementes para o futuro dos seus filhos e filhas. Diante de tantas histórias diferentes, todas congregam para um ponto importante: o aprendizado adquirido foi passado adiante e a história da PUC vai se manifestando nas gerações. Ao mesmo tempo, muitos são testemunha da evolução da universidade ao longo dos anos, em termos quantitativos e qualitativos.

Trajetórias

Foi no Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA), que a professora Leila Miguel Fraga iniciou e consolidou sua carreira como docente e gestora. Em 1982, na época recém-formada em Ciências Sociais, ingressou no Instituto como pesquisadora bolsista (PIBIC/CNPQ), monitora do padre José Pereira de Maria e, desde então, não parou mais: depois começou a lecionar juntamente à equipe de Sociologia e, além de dar sua contribuição como professora em diversos cursos, fez história na gestão, assumindo a coordenação dos cursos de Antropologia e Arqueologia. Foi aqui, também, que graduou suas três filhas, sendo uma delas pós-doutora em Biomedicina.

Já a trajetória do professor Sérgio Antônio Machado na PUC começou na graduação, no ano de 1976, como estudante de Biomedicina. Em 1984 ingressou como professor, também assumindo cargos na gestão: foi diretor de departamento, pró-reitor de Saúde, passou pela chancelaria e atualmente se dedica exclusivamente à sala de aula. Além de fazer um retrospecto da sua biografia na universidade, ele também observou a evolução da instituição ao longo dos anos.

“Nós tivemos um crescimento imenso, tínhamos apenas o Câmpus I e a antiga chácara São José, que hoje é o Câmpus II. Atualmente já temos até o Câmpus V, então é um crescimento imenso, uma projeção internacional, nós pertencemos à Igreja, esse reconhecimento do Vaticano é muito significativo”, pontuou.

A assessora jurídica da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Maria Lúcia Araújo e Silva (conhecida como Malu), traz o olhar de quem já passou por diversas áreas. Com experiências na Vice-Reitoria de Pós- Graduação e Pesquisa (atual Prope), Gabinete do Reitor e na própria Prograd, ela tem muita história para partilhar, além de ser testemunha de muitos acontecimentos. “A gente viu a universidade crescer em quantidade e qualidade. Quando eu entrei na universidade, sabíamos dizer o nome dos professores completo e hoje isso não é mais possível. A trajetória nossa na universidade segue o próprio caminho da instituição por este longo período”, comparou.

Observando essa linha evolutiva da PUC, Itacy Pires da Silva, funcionário da Divisão Gráfica Editorial, nota o aperfeiçoamento em relação à infraestrutura. Durante os últimos 35 anos, ele auxilia a instituição na divulgação de suas obras impressas, fazendo uma ponte entre aquilo que é feito aqui e distribuído para a comunidade. “Foi muito aperfeiçoamento, começamos com equipamentos mais simples, hoje em dia é um maquinário mais moderno e a gente vai acompanhando essa evolução. Quando comecei eram duas mil impressões de folhetos agora são mais de 85 mil “, relata o funcionário administrativo.

Revista PUC

Na solenidade, o reitor Wolmir Amado também lançou a primeira edição da Revista PUC Goiás, produzida pela equipe da Divisão de Comunicação Social (Dicom), que traz uma visão prospectiva da universidade, com pautas  cujos conteúdos vão além dos muros da universidade: a relação da PUC Goiás com o desenvolvimento de Goiânia; o uso das novas metodologias no ensino superior; o desafio para formação de professores; o empreendedorismo social no Brasil; a relevância da divulgação do conhecimento científico para a sociedade e temas institucionais como a  Comissão Própria de Avaliação (CPA), oportunidades de assistência estudantil e o projeto pedagógico da Escola de Formação de Professores e Humanidades.

Fotos: Wagmar Alves