Fórum busca união na pós-graduação em História
Teve início nesta quinta-feira, 29, o 1º Fórum dos Programas de Pós-Graduação em História do Centro-Oeste, na Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás, no Setor Leste Universitário.
Até amanhã, coordenadores de pós-graduação stricto sensu, professores, pesquisadores e acadêmicos estarão reunidos em torno de conferências, apresentações de comunicações e debates.
Integram o evento os programas de pós-graduação em História da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), da Universidade Federal de Goiás (Goiânia e Catalão), da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
“Nós somos seis programas no Centro-Oeste. A ideia, que surgiu no ano passado, foi que pudéssemos pensar em conjunto como poderíamos fortalecer a interconexão entre nós”, destacou o prof. dr. Marlon Salomom, representante da UFG na organização geral do evento.
“É, sem dúvida, uma possibilidade de contribuir para o fortalecimento da área na nossa região”, exclamou a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC Goiás, profa. dra. Milca Severino.
Durante a noite, foi realizada a conferência de abertura com o coordenador adjunto de mestrado profissional da área de História junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), prof. dr. Marcelo de Souza Magalhães (Capes/UNIRIO). No auditório da EFPH ele traçou um quadro sobre a pós-graduação em História no Brasil. “É uma realidade cada vez mais diversa. Estamos em um momento em que instituições em diferentes estados possuem programas. Estamos descentralizando”, explicou o professor, ao falar das diversidades envolvendo os 71 programas stricto sensu em História no país.
O evento continua nesta sexta-feira, 30. Concomitantemente ao fórum, ocorre o X Seminário da Pós-Graduação em História UFG/PUC Goiás. Confira aqui a programação.
Fotos: Ana Paula Abrão