Formandos de Medicina apresentam trabalhos finais

Começou na noite desta segunda-feira (8) a XIII Jornada de Produção Científica do curso de Medicina da PUC Goiás. Neste primeiro dia, 12 trabalhos de conclusão de curso de formandos foram apresentados, simultaneamente, nas Salas Multiuso, na Área 4 da universidade, na Praça Universitária. Amanhã, em uma nova rodada, outros 12 trabalhos serão apresentados às bancas, a partir das 19 horas.

Coordenadora do trabalho de conclusão de curso (TCC), a profa. Fábia Pinho explica que o projeto pedagógico da Medicina prevê a realização de artigos para a avaliação final da graduação. Para a composição da nota, explica, a submissão para uma revista científica é considerada.

Segundo ela, cerca de 30% dos artigos já apresentados pelos concluintes – em números absolutos, 88 trabalhos – foram publicados em periódicos especializados. “Consideramos um sucesso, pois nossa meta inicial, quando formulamos o projeto, foi 10%. Ou seja, esses trabalhos têm um poder de impacto”, ressalta.

O fomento à pesquisa é sinônimo de aprendizado. Nas apresentações, os acadêmicos recebem orientações variadas, entre elas como confeccionar os slides e como se portar no momento da avaliação. “A opção pelo artigo é uma maneira de fazer o aluno aprender a elaborá-lo e também de publicá-lo para melhorar o currículo, que ganha muito com isso”, ressalta, explicando que as bancas foram pensadas de forma similar à de dissertação.

A coordenadora do curso de Medicina, profa, Luciana Pinelli, avalia positivamente a Jornada. “É um momento de valorização dos trabalhos. Escrever o artigo, apresentar e submetê-lo a uma revista são estratégias casadas com a pesquisa que já resultaram em publicações”, define.

“Jornadinha”
Nos dias 15 e 16, acadêmicos do módulo 10 de Medicina apresentam seus projetos de artigo, durante Jornadinha. Conforme explica a coordenadora de TCC, o trabalho é desenvolvido durante três períodos e, nesta primeira etapa, a proposta dos estudantes passa pelo crivo de uma banca. “Cada membro da banca faz as suas considerações com o objetivo de fazer com que esse projeto ande. Precisamos desses três semestres para fazer um trabalho bem feito”, diz.

Participação
Formanda, a acadêmica Vanessa Farias Francos apresentou ao lado da colega Carolina Delalibera artigo a respeito da violência sexual contra mulheres brasileiras. As alunas fizeram uma revisão bibliográfica sobre o assunto e, entre mais de 2 mil artigos pesquisados, apenas 10 trataram do tema.

Com o material em mãos, elas traçaram um perfil das vítimas desse tipo de crime e, agora, querem contribuir para ampliar a discussão do assunto, ainda pouco abordado. “Recebemos com frequência nos ambulatórios e prontos socorros mulheres que são vítimas de violência sexual e precisam de cuidados médicos e orientação. Ficamos satisfeitas, enquanto mulheres e formandas em Medicina, de estar na Jornada falando dessa questão. Queremos publicar o trabalho e apresenta-lo em outros eventos”, explica.

Fotos: Wagmar Alves